Fogo Simbólico da Pátria é recepcionado em Santa Rosa
24/08/2023 10:13 em Cidade

 

Na manhã desta quarta-feira (23), a centelha do Fogo Simbólico da Pátria chegou em Santa Rosa. Na oportunidade, foi realizada uma solenidade na Praça da Bandeira, com a participação do Governo Municipal, Brigada Militar e do 19º RC Mec que recepcionaram a Centelha Patriótica da 86ª Corrida do Fogo Simbólico da Pátria. A corrida foi realizada pela Liga da Defesa Nacional, entidade centenária que percorre os municípios gaúchos para entregar a chama e abrilhantar os festejos de 07 de setembro: Dia Nacional da Independência.

 

Escoteiros e alunos da Rede Municipal de Ensino participaram da atividade. O Vice-Prefeito Aldemir Ulrich, recebeu das mãos do Soldado da Polícia Militar, Huilson Gomes Pereira, o fogo simbólico. Logo após, foi realizada a execução do Hino Nacional.  A Secretária de Educação e Cultura, Lires Zimmermann, destacou que o objetivo é manter o sentimento de patriotismo e incentivar a prática do civismo nos cidadãos, “Precisamos sempre difundir e incrementar o civismo na nossa comunidade. Relembrar os valores e fortalecer essa tradição que deve ser passada de geração em geração”.

 

Neste ano foi realizada também, uma cerimônia de compartilhamento do Fogo Simbólico com outras cidades da região. Representantes de Porto Mauá, Campina das Missões e Alecrim, participaram da solenidade, onde receberam a Chama Simbólica que foi levada para cada um dos municípios. Após a solenidade de recepção, a Centelha do Fogo Simbólico foi conduzida e permanecerá no 19º RC Mec até o dia 1º de setembro, quando vai ser levada até à Praça da Bandeira para a abertura da Semana da Pátria. Neste ano, o tema nacional escolhido pela Liga da Defesa Nacional do Rio Grande do Sul, é: “O Centenário do falecimento de Rui Barbosa” e o Tema Regional: “A Revolução Assistista de 1923”.

 

Fonte: Assessoria de Imprensa do Município de Santa Rosa

COMENTÁRIOS