Previsão do tempo para o final de semana
10/09/2021 10:24 em Tempo

O sol aparece no Rio Grande do Sul nesta sexta, mas na primeira metade do dia se espera ainda maior presença de nebulosidade em razão da circulação ciclônica, mesmo com chance de precipitação leve em alguns pontos, especialmente na Metade Sul gaúcha.

À tarde, o tempo estará mais aberto e o sol predomina na maior parte do Estado com a gradual diminuição da cobertura de nebulosidade que se espera no decorrer desta sexta-feira. No Noroeste gaúcho, o tempo estará aberto e com períodos de céu claro desde cedo.

O ar mais frio que é impulsionado pelo ciclone extratropical no Rio da Prata traz madrugada e amanhecer com temperatura baixas com marcas abaixo ou perto dos 10ºC na maior parte do Rio Grande do Sul, inclusive em pontos de Porto Alegre.

O período da tarde, por sua vez, será bastante agradável com máximas ao redor ou pouco acima dos 20ºC na maioria dos municípios gaúchos. Em Porto Alegre, onde o dia começa com muitas nuvens e depois terá tempo mais aberto com sol, a temperatura deve variar entre 13ºC e 19ºC.

O vento ainda sopra por vezes moderado e com rajadas ocasionais em parte do dia no Rio Grande do Sul, especialmente no Leste gaúcho, mas a tendência é que com o gradual afastamento do ciclone do continente o vento aos poucos enfraqueça e esteja predominantemente calmo a fraco da tarde para a noite de hoje.

PREVISÃO DO TEMPO PARA AMANHÃ E DOMINGO

O sol predomina no Rio Grande do Sul neste sábado, inclusive com amplos períodos de céu claro na maioria das regiões. Será um belo dia e muito aproveitável no estado gaúcho. O tempo aberto e seco com alta pressão atmosférica durante a madrugada favorece maior resfriamento noturno e a maioria das cidades gaúchas deve ter as suas menores mínimas da semana. Grande parte dos municípios começa o dia com menos de 10ºC e não se descarta geada isolada e muito fraca em baixadas do Nordeste gaúcho. A tarde será agradável. Porto Alegre deve variar entre 11ºC e 22ºC.

O domingo terá sol e nuvens no Estado e será mais uma jornada bastante aproveitável na maior parte dos municípios. Com ingresso de ar mais quente em altitude espera-se inversão térmica que deve favorecer nuvens baixas e nevoeiro em pontos do Centro, do Sul e do Leste gaúcho entre a madrugada e a manhã do domingo. Da tarde para a noite a nebulosidade aumenta em diversas regiões e pode chover em diferentes pontos do Rio Grande do Sul até o fim do dia. Ar quente pré-frontal traz forte aquecimento. Porto Alegre deve ter entre 13ºC e 27ºC.

Fonte: MetSul Meteorologia

COMENTÁRIOS