Dezoito capitais brasileiras já começaram a aplicar a terceira dose da vacina contra a Covid-19 em sua população, segundo um levantamento feito pela Agência CNN nesta segunda-feira (13).
A aplicação deste reforço se destina às pessoas que fizeram algum tipo de transplante ou que tomaram a segunda dose (ou dose única) há pelo menos 28 dias, de acordo com o Ministério da Saúde.
Além disso, idosos acima de 70 anos, que completaram o ciclo vacinal há 6 meses, também devem receber mais uma dose das vacinas contra a Covid-19.
Segundo a pasta, a necessidade de uma dose de reforço foi amplamente discutida por especialistas na Câmara Técnica Assessora de Imunização Covid-19 (CTAI) e considera o aumento da resposta imune do organismo após a aplicação de uma nova dose – principalmente na população mais vulnerável aos sintomas mais graves da doença.
De acordo com a recomendação do Ministério da Saúde, o reforço vacinal vale para quem tomou qualquer vacina e será realizado, preferencialmente, com uma dose da Pfizer.
Na falta deste imunizante, a alternativa deverá ser feita com as vacinas de vetor viral, Janssen ou AstraZeneca.
Veja quais são as capitais que já iniciaram a aplicação da terceira dose:
- São Paulo (SP)
- Rio de Janeiro (RJ)
- Salvador (BA)
- São Luís (MA)
- Campo Grande (MS)
- Curitiba (PR)
- Goiânia (Go)
- Fortaleza (CE)
- Belo Horizonte (MG)
- Recife (PE)
- Rio Branco (AC)
- Vitória (ES)
- Florianópolis (SC)
- Porto Alegre (RS)
- Rio Branco (AC)
- Boa Vista (RR)
- Palmas (TO)
- Aracaju (SE)
Duas capitais: Florianópolis e Boa Vista iniciam a aplicação do reforço vacinal nesta segunda-feira (13). Já Macapá (AP) começa esta fase da imunização nesta quinta-feira (16) para maiores de 85 anos, imunodeprimidos e transplantados.
Porto Velho, capital de Rondônia, começa a aplicar a terceira dose nesta quarta-feira (15) para maiores de 70 anos.
Demais capitais
As demais capitais não divulgaram a previsão para iniciar a aplicação da terceira dose. O Distrito Federal informou que ainda não recebeu o documento com a diretriz sobre a terceira dose.
Cuiabá, no Mato Grosso, informou à Agência CNN que ainda não recebeu as doses necessárias para esta etapa da vacinação.
Em Manaus, no Amazonas, a secretaria municipal de Saúde de Manaus informou em nota que “somente após avançar na segunda dose é que se poderá planejar um reforço com uma terceira dose, não antes.”
No Pará, Belém ainda não tem previsão de iniciar a aplicação da terceira dose e aguarda a chegada de mais imunizantes. João Pessoa, na Paraíba, ainda não definiu a aplicação da terceira dose da vacina contra a Covid-19 para idosos
Teresina, no Piauí, informou que aguarda o Ministério da Saúde definir e mandar as doses para esta fase da imunização e que segue o PNI na íntegra. No Rio Grande do Norte, Natal também aguarda doses.
Maceió, capital de Alagoas, informou que aguarda normatização do Ministério da Saúde para iniciar o reforço vacinal.
Fonte: CNN Brasil