Chegada de massa de ar frio ao Sul do Brasil e calor de 40ºC no Sudeste
15/09/2021 09:05 em Tempo

A massa de ar frio começou a ingressar gradualmente no território gaúcho e já traz uma terça com temperatura menor. Os seus efeitos foram sentidos desde a noite de ontem, quando os termômetros já marcaram 9ºC a 10ºC na fronteira com o Uruguai e até 13ºC no Centro gaúcho e na Serra. Com a diminuição da nebulosidade maior na próxima madrugada, o resfriamento será mais acentuado no Oeste e no Sul gaúcho.

A região de fronteira com o Uruguai, em particular, deve ter temperatura mais baixa durante as madrugadas de amanhã e quinta com mínimas de 3ºC a 5ºC na quarta (15) e de 2ºC a 4ºC na quinta (16). Mínimas baixas devem ser aguardadas ainda no Sul gaúcho, em particular na Serra do Sudeste que terá marcas perto de 0ºC em baixadas.

Na região de Pelotas, as mínimas amanhã e na quinta podem ficar entre 6ºC e 8ºC com maior resfriamento na quinta. Na região de Santa Maria, os termômetros devem indicar entre 6ºC e 8ºC nesta quarta e na quinta.

Porto Alegre, por sua vez, pode ter 10ºC ou 11ºC no amanhecer e no final da quarta-feira e 7ºC ou 8ºC no amanhecer da quinta, mas mínimas menores ocorrerão na região metropolitana.

Na Serra e nos Aparados, o resfriamento será menos acentuado pela presença de nuvens e até chuva na segunda metade da semana.

Os mapas abaixo mostram a projeção de geada para amanhã, quinta e sexta do modelo canadense, disponível ao assinante na seção de mapas. Uma vez que o ar frio não vai conseguir progredir com maior intensidade para Santa Catarina e o Paraná e ainda haverá nuvens e instabilidade nos dois estados, a geada deve se limitar mais ao Centro-Sul gaúcho e pontos do Leste do Estado. Áreas produtoras de trigo e milho do Sul do Brasil, assim, devem escapar majoritariamente do risco de geada nesta semana.

Incursões de ar frio nesta época do ano tendem a ser menos intensas e costumam influenciar o tempo por poucos dias. Por isso, apesar de fazer frio quarta e quinta na madrugada em várias regiões do Rio Grande do Sul, as tardes serão muito agradáveis.

No Paraná, ao contrário, máximas baixas devem ocorrer porque o ar frio vai atuar com chuva. Curitiba, por exemplo, deve ter uma fria tarde de quinta-feira.

Esta terça-feira é de contrastes no Brasil com calor de 40ºC no Sudeste e a chegada de uma massa de ar frio no Sul e em parte do Centro-Oeste do Brasil. A tarde de ontem foi escaldante e a mais quente deste inverno em algumas cidades da Região Sudeste com uma bolha de ar muito quente entre São Paulo e Rio de Janeiro, precedendo a chegada de uma frente fria.

 

A temperatura máxima na cidade do Rio de Janeiro deve ficar entre 39ºC e 40ºC. A cidade de São Paulo pode ter 34ºC a 35ºC. Na sequência, frente fria traz instabilidade e queda de temperatura para a capital paulista amanhã e no Rio de Janeiro no final da quarta e, sobretudo, durante a quinta com a chegada da frente fria.

As duas principais do Sudeste e o Centro-Oeste terão apenas um refresco porque sequer no Sul a influência de uma massa de ar frio deve ser significativa e generalizada. O resfriamento será maior apenas no Rio Grande do Sul e somente em parte do estado gaúcho, afinal não é uma incursão de ar frio de maior intensidade e seu tempo de atuação será limitado a dois ou três dias, o que fará com que a chuva retorne no final da semana ao Rio Grande do Sul e o tempo se mantenha instável entre Santa Catarina e o Paraná.

Fonte: MetSul Meteorologia.

COMENTÁRIOS