Muita chuva hoje entre o Norte do Rio Grande do Sul e Santa Catarina
17/09/2021 08:50 em Tempo

Muita chuva é esperada nesta sexta-feira entre o Norte do Rio Grande do Sul e Santa Catarina. Os volumes em diversas localidades somente hoje devem passar dos 50 mm, mas em algumas cidades os acumulados de precipitação apenas de hoje devem ficar perto dos 100 mm ou até podem superar a marca. Pancadas por vezes fortes a torrenciais com altos volumes em curtos períodos devem ser esperadas.

A chuva ao longo do dia de hoje vem acompanhada de raios e trovoadas na Metade Norte gaúcha e no estado catarinense com possibilidade de fortes trovões em alguns momentos. As descargas atingem principalmente o Oeste e Meio-Oeste catarinense, além do Médio e Alto Uruguai. Por isso, estas regiões podem ter ainda ocorrência de temporais isolados com queda de granizo localizado.

A chuva pode ser volumosa entre os territórios do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina. O mapa acima mostra a projeção de chuva em 24h até 21h desta sexta-feira do modelo WRF da MetSul em que se observa uma faixa de chuva volumosa que começa nas Missões, estende-se ao Planalto Médio e o Norte dos Campos de Cima da Serra e depois avança para o Leste de Santa Catarina.

O mapa abaixo mostra a projeção de chuva em 24h até 21h de hoje do modelo alemão Icon, que nos parece a mais correta quanto ao posicionamento da chuva, que indica volumes menos altos e uma abrangência maior da precipitação. Ambos os modelos podem ser consultados pelo assinante em nossa seção de mapas com até quatro atualizações por dia.

No Rio Grande do Sul, muitas nuvens cobrem a Metade Norte do Rio Grande do Sul nesta sexta com chuva que será por vezes forte a torrencial com altos volumes em algumas cidades, em particular do Planalto, Alto Uruguai e mais ao Norte da Serra e Aparados. Haverá trovoadas com risco de vento forte e, principalmente, granizo localizado. Na faixa central, o que inclui Santa Maria e Porto Alegre, sol e nuvens com aumento de nebulosidade seguido de chuva. Na Metade Sul, sol e nuvens. Qualquer instabilidade será esparsa e fraca. O dia começa frio no Sul e será agradável. No Norte do Estado, a temperatura pouco varia pela chuva.

Em Santa Catarina, a sexta-feira será marcada por abundante nebulosidade. O sol até aparece em parte do dia em algumas áreas, mas a nebulosidade predomina e chove. A previsão é de chover em todas as regiões catarinenses e com pancadas por vezes fortes em diversas cidades. Chove desde cedo na maior parte de Santa Catarina, mas o Sul catarinense ainda começa a sexta-feira com tempo firme que no decorrer do dia dará lugar ao aumento de nebulosidade e à chuva com trovoadas.

Amanhã, a maioria das regiões gaúchas terá presença do sol, mas nuvens devem ser esperadas. Ar mais quente ingressa e, a despeito de um começo de dia ameno, a tarde será quente em muitas regiões. Na Metade Sul e em áreas costeiras são esperadas nuvens baixas e médias e pode até ocorrer chuva leve e garoa, sobretudo no Sul gaúcho. Em Santa Catarina, o sábado intercalará sol e nuvens com períodos de nublado a encoberto com maior presença de nuvens em direção ao Leste, onde é maior a chance de chuva, especialmente da tarde para a noite com risco de pancadas fortes muito isolados que podem vir até com granizo.

Fonte: MetSul Meteorologia

COMENTÁRIOS