70% da população mundial teve contato com vírus da herpes, diz OMS
11/02/2022 10:18 em Saúde

Na edição desta sexta-feira (11) do quadro Correspondente Médico, do Novo Dia, o neurocirurgião Fernando Gomes falou sobre a manifestação do vírus da herpes, que, de acordo com levantamento da Organização Mundial da Saúde (OMS), já entrou em contato com 70% da população mundial.

Apesar da mesma denominação, a herpes possui dois tipos de vírus que se espalham de formas diferentes. O tipo 1, que ocorre na região dos lábios e do rosto com a aparição de bolhas e vesículas, costuma ser transmitido através do beijo ou do compartilhamento de talheres e bebidas, pela saliva; já o tipo 2 surge na região genital, com transmissão através do contato sexual com uma pessoa infectada.

 

Embora o nome se confunda com o do órgão do sistema digestivo, Fernando Gomes explicou que a vesícula, no caso da herpes, é uma pequena bolha contendo um líquido. O médico classificou como “tentadora” a vontade de estourar a ferida, mas alertou que o ferimento costuma secar naturalmente e, em uma ou duas semanas, deixar de existir.

“Acredita-se que a maior parte do primeiro contato [com o tipo 1] seja durante a infância, mesmo. Só que este é um vírus neurotrópico, ele fica dentro do nervo. De repente, quando você tem alguma situação diferente, que representa uma facilidade para o vírus se manifestar, a doença fica clinicamente visível”, explicou o médico, citando a alta exposição ao sol e o toque na boca como fatores que ajudam na expressão da herpes.

Gomes também ressaltou que embora existam duas classificações do vírus, a herpes é uma doença que pode aparecer também de outras maneiras. É o caso, por exemplo, da herpes zóster, enfermidade causada pelo vírus da catapora em que as vesículas acompanham o trajeto do sistema nervoso em um dos lados do corpo do paciente.

Em todos os casos, a herpes possui tratamento. O mais indicado, em especial na primeira ocorrência, é a consulta com um dermatologista, profissional especializado na pele e que pode garantir as orientações e ações mais adequadas.

Para a aparição das vesículas, o ideal é o cuidado com a higiene e evitar coçar, espremer ou passar produtos no local. “Existem pomadas e comprimidos antivirais que ajudam a encurtar o período da manifestação clínica da doença”, destacou Gomes.

 

“É um momento de tomar cuidado, porque você tem uma porta de entrada para infecções secundárias. Por isso que é tão importante você reconhecer e saber o momento que a herpes vai se manifestar, já com aquela sensação diferente”, finalizou.

Fonte: CNN Brasil

COMENTÁRIOS