22/2/22: entenda o que é uma data palíndromo
22/02/2022 14:24 em Vida e estilo

A data é 22 de fevereiro de 2022. Quando você escreve, 22/2/22, é um palíndromo, o que significa que lê-se o mesmo de trás para frente. Também cai em uma terça-feira, que agora é conhecida como Twosday (dia do ‘2’, na tradução livre) — um trocadilho com Tuesday, terça-feira, em inglês.

É a data mais excepcional em mais de uma década, segundo o entusiasta do palíndromo Aziz Inan. Ele é professor de engenharia elétrica na Universidade de Portland, em Oregon, e estuda datas de palíndromos há mais de 14 anos.

 

É uma data de palíndromo onipresente porque é um palíndromo quando está escrito no formato dos Estados Unidos de mês, dia, ano e o formato que a maioria dos outros países segue de dia, mês, ano, disse Inan.

“Sinto que essas datas têm um poder mágico em termos de chamar a atenção das pessoas, não importa a idade”, disse ele.

A última vez que houve uma data palíndromo de seis dígitos onipresente foi 11 de novembro de 2011, observou Inan. Se escreve 11/11/11.

No início deste mês, em outra data palíndromo, 2 de fevereiro, Inan teve a ideia de escrever 2/2/22 e 22/2/222 em um saco de papel e usá-lo na cabeça naquele dia.

Ao longo do dia, as pessoas vieram até ele e perguntaram sobre seu chapéu improvisado, disse ele.

“Gosto quando chamo a atenção de alguém para isso, especialmente uma criança ou estudante universitário, e me sinto feliz por ter feito algo bom a longo prazo para despertar sua curiosidade“, disse Inan.

Vá até a capela

Com uma data tão especial quanto a de terça-feira, não é surpresa que as pessoas estejam se reunindo na capela mais próxima para se casar.

Muitos estão indo direto para Las Vegas, a capital mundial do casamento.

O condado de Clark, onde fica Las Vegas, comemorou cinco milhões de licença de casamento (documento que autoriza um casamento) no fim de semana e espera uma grande participação nesta terça-feira (22), disse Lynn Marie Goya, funcionária do condado de Clark.

Por tempo limitado, os casais podem obter uma licença de casamento no Aeroporto Internacional Harry Reid, o principal aeroporto de Las Vegas. O serviço vai até 22 de fevereiro.

As datas de palíndromo sempre foram cheias em Sin City. Em 11 de novembro de 2011, mais de 3.500 casais se casaram, de acordo com Goya, tornando-se a segunda data mais movimentada da cidade para cerimônias de casamento de todos os tempos.

Ainda mais comemorações

Las Vegas não é a única cidade que participa das festividades do Twosday.

Em Sacramento, Califórnia, 222 casais participarão de um casamento no Capitólio do Estado. A cerimónia começa às 14h (horário local) e terminará precisamente às 14h22.

Casais em Cingapura também estão ansiosos para se casar nesta terça-feira. Em 24 de janeiro, 483 casais haviam se registrado no Registro de Casamentos para se casar em 22 de fevereiro, de acordo com o South China Morning Post.

Se toda essa conversa sobre casamento está fazendo você querer dizer “aceito” na terça-feira, não há espera por licenças de casamento no condado de Clark, disse Goya.

Quem poderia esquecer que junto com toda a fanfarra dos casamentos vem um dia cheio de deliciosos tacos?

Taco Twosday também cai no Dia Nacional da Margarita (comemorado nos EUA) — coincidência? Achamos que não. Muitos restaurantes nos Estados Unidos estão oferecendo promoções na bebida azeda.

E para aqueles que ainda não reservaram suas férias de verão, diferentes resorts estão oferecendo ofertas por tempo limitado para o Twosday.

Nem o Google quis deixar de comemorar este dia auspicioso. Os usuários que digitarem “22/2/2022” na barra de pesquisa do Google e pressionarem enter serão recebidos com uma enxurrada de confetes e uma placa dizendo “Happy Twosday 2 You!”

 

Não se sinta triste quando o dia terminar. 23 de fevereiro a 28 de fevereiro também são datas palíndromas — embora não sejam onipresentes.

Fonte: CNN Brasil

COMENTÁRIOS