O sol aparece com nuvens na maior parte do Rio Grande do Sul nesta segunda-feira, mas o tempo muda no Estado. Uma frente quente que se organiza com o avanço de ar muito quente pelo interior do continente. Isto traz aumento de nuvens e chuva para pontos do Oeste e do Sul ainda de manhã.
À noite, a instabilidade alcança locais mais ao Centro gaúcho e pode se aproximar de Porto Alegre. Há risco de chuva localmente forte e temporais de raios, vento e granizo principalmente no Oeste e no Sul. Na maioria das regiões, onde o dia é de sol, o amanhecer é ameno e a tarde quente. No amanhecer, frio ainda na Serra.
As mínimas rondam os 10ºC em Vacaria e os 6ºC em São José dos Ausentes. As máximas, por sua vez, podem chegar a 30ºC em Santa Cruz e 32ºC em Santa Rosa. Em Porto Alegre, os termômetros variam entre 15ºC e 29ºC.
A atmosfera vai estar muito instável entre a Argentina, o Uruguai e o Rio Grande do Sul até quinta, com fortes a intensos temporais isolados. Há potencial elevado de danos por granizo e vendavais.
A instabilidade alcançará grande parte do Rio Grande do Sul na quinta que terá aumento de nuvens e não repetirá o calor da véspera. Espera-se cenário favorável a supercélulas de tempestades, capazes de gerar tempo muito severo, sobretudo na Argentina e no Uruguai. A instabilidade desta semana trará volumes muito altos de chuva no Oeste e no Sul gaúcho com marcas perto ou acima de 100 mm em diversas cidades e registros acima de 150 mm em algumas.
Fonte: Correio do Povo