Frio na região Sul deve piorar nos próximos dias; há chances de geada e neve
11/05/2022 09:31 em Tempo

Já sofrendo os efeitos de uma frente fria, a região Sul do Brasil deve passar por uma queda acentuada de temperatura na próxima semana, com possibilidade de geada e neve.

De acordo com a Climatempo, uma frente fria se organizou com um ciclone extratropical no Sul. A partir desta quarta (11), o ciclone começa a se deslocar para o oceano, e deve levar nuvens de chuva para a região Sudeste e Centro-Oeste.

 

Nesta quarta (11), nuvens e pancadas de chuva poderão ser registradas por quase toda a região Sul – principalmente no litoral de Santa Catarina e Vale do Itajaí.

Os meteorologistas da Climatempo apontam que, a partir de sexta (13), uma nova frente fria deve levar uma intensa massa de ar polar para a região Sul. Isso deve derrubar as temperaturas de forma expressiva, e pode provocar geada nas serras gaúcha e catarinense.

Ao se encontrar com o ciclone extratropical estacionado no oceano, a conjunção do frio do ar polar com a umidade pode provocar “neve ou algum outro tipo de precipitação invernal”, indica a Climatempo.

Os locais com mais chances de registrar neve são os pontos mais altos da serra do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina.

“O frio mais intenso está previsto a partir do dia 17 de maio, mas principalmente entre os dias 18 e 19”, aponta a Climatempo.

 

“Entre os dias 17 e 22 de maio, volta a possibilidade de geada por amplas do Brasil. Além do Sul, até há chance de gear no sul de Minas Gerais, Serra da Mantiqueira, em alguns pontos de São Paulo e parte de Mato Grosso do Sul. Dessa vez, no Sul, não só as áreas mais altas devem registrar geada, mas até em Curitiba a chance é bastante alta”, acrescenta.

Fonte: CNN Brasil

COMENTÁRIOS