Conheça 20 maneiras para se manter aquecido e saudável no frio
31/05/2022 11:51 em Vida e estilo

Todas as estações têm as suas coisas boas e os seus desafios. O principal desafio do finalzinho do outono e do inverno gaúcho, é conseguir nos manter aquecidos. Mesmo para quem gosta de frio, é importante se aquecer, por conforto e, principalmente, por razões ligadas à saúde, diz Georges Benjamim, diretor executivo da Associação Americana de Saúde Pública (APA). 

Pessoas que têm artrite sofrem mais com dores nas costas, joelhos e juntas no frio, assim como indivíduos que têm diabetes ou problemas cardíacos também estão sob maior risco nessa época do ano, segundo Benjamin.

É possível se manter aquecido e seguro dentro ou fora de casa com as dicas a seguir:

1- Mantenha o tronco aquecido

Bolsa de água quente, cobertor e casacos são algumas opções para se manter aquecido. “O mais importante é proteger o tronco do frio. Aquecendo essa parte do corpo, fica mais fácil esquentar as mãos e os pés também”, afirma John Eric Smith, professor associado do departamento de cinesiologia da Universidade Estadual do Mississippi, nos Estados Unidos. 

2- Mexa o corpo

Atividades físicas como aulas de ginástica ou dança online ajudam a aquecer o corpo. “Não precisa se exercitar até suar, pois o suor ajuda a perder calor, o que irá provocar frio”, explica Smith.

3- Não abuse do banho quente

Seja de banheira, seja de chuveiro, o banho quente ajuda a esquentar, mas no minuto em que você sair da água, o frio vai voltar ainda mais intensamente. Segundo Smith, isso acontece porque a pele molhada perde calor com mais facilidade.

4- Aconchegue-se 

abraçar é uma das melhores maneiras de se aquecer. “Cada um de nós produz calor por meio de processos metabólicos, mas também o perdemos para manter nossa temperatura”, explica Smith. Aumentar o contato corporal diminui a oportunidade de perder calor, seja dividindo um cobertor, seja abraçando alguém (por enquanto, melhor fazer isso apenas com pessoas que moram com você).

5- Mude a sua percepção sobre o frio

Muitas pessoas treinam a mente para perceber o frio como uma sensação objetiva e aceitável, não algo terrível que não pode ser controlado. Uma das melhores maneiras de se adaptar às baixas temperaturas é usar roupas em camadas, de modo que elas possam ser removidas ou acrescentadas gradualmente, o que facilita o ajuste do nosso termostato interno, explica Benjamin. 

6- Abuse das comidas e bebidas quentes

Alimentos ricos em gordura e proteína demoram mais para serem digeridos, o que faz com que você se sinta mais aquecido ao ingeri-los, explica Smith. “Prefira sopas saudáveis à base de vegetais e carnes”, diz. Da mesma forma que a comida, bebidas quentes também são uma boa pedida para elevar a temperatura.

7- Não use o fogão como aquecedor

“Pode deixar o forno aberto até que ele esfrie, mas não é uma boa ideia usar o fogão como aquecedor. Desligue-o assim que terminar de preparar as refeições”, aconselha Smith.

8- Agasalhe-se

“Usar camadas de roupas é fundamental”, diz Smith. Ele explica que mesmo as camadas finas de ajudam a aumentar a nossa capacidade de reter calor, sempre com foco em aquecer o tronco. “Uma camiseta extra ou um colete podem ajudar a manter suas mãos e pés mais aquecidos do que luvas e meias”, diz.

Ceroulas e meias finas também são boas opções para usar por baixo. “Contanto que eles não apertem, o que pode prejudicar a circulação sanguínea no local e, consequentemente, a capacidade do organismo aquecer essas áreas”, explica. 

9- Aqueça os pés

Meias e pantufas para andar em casa, além de quentinhas, são confortáveis.

10- Empilhe cobertores

“Quanto mais camadas tiver por cima de você, menos ar irá entrar para esfriar”, explica Benjamin. Segundo ele, perdemos calor pela cabeça quando estamos debaixo das cobertas, problema que pode ser eliminado com a ajuda de um gorro. 

11- Use lençóis mais grossos

Tecidos como algodão são mais “respiráveis”, por isso, mais recomendados para o verão. No inverno, prefira lençóis com maior número de fios, que ajudam a aquecer mais. 

12- Deixe o sol entrar

Abra as cortinas para deixar a luz do sol entrar e aquecer o ambiente durante o dia.

13- Vede portas e janelas

Mesmo com as janelas e portas fechadas, o vento gelado pode entrar pelas frestas. Existem materiais próprios para esse tipo de vedação, que são baratos e eficientes para espantar o frio.

14- Deixe as portas fechadas

Fechar as portas de cômodos que não estão sendo usados é uma forma de bloquear correntes de ar e diminuir a perda de calor no ambiente que está sendo ocupado. 

15- Mude a direção do ventilador de teto

Se tiver o aparelho em casa, mude a direção do ar para o sentido horário, dessa forma, ele irá mandar o ar quente para baixo.

16- Fique perto do aquecedor

É possível usar de forma segura os aquecedores portáteis, se eles desligarem automaticamente e puderem ser ligados diretamente à tomada, ao invés de extensões. Como aquecedores de ambiente podem causar incêndios, eles devem ficar a pelo menos um metro de distância de cortinas, roupas de cama e móveis.

“Para evitar grandes quantidades de monóxido de carbono – que podem causar intoxicações potencialmente fatais – certifique-se de que o aparelho tenha um monitor do gás instalado, e não use nenhum outro tipo de gás ou nada que não seja elétrico para aquecer”, aconselha Benjamin.

17- Fique no andar de cima

O calor sobe, por isso, prefira o andar de cima da casa para dormir, trabalhar, e passar os tempos de lazer.

18- Não abra a porta após o banho

A não ser que o seu banheiro seja propenso à formação de mofo, mantenha a porta fechada após o banho, pois o vapor do chuveiro deixa o ambiente quentinho por algum tempo.

19- Espalhe tapetes pela casa

Além de ser mais quentinho para pisar, eles também deixam o ambiente em geral mais aquecido.

20- Cuidado com as velas

 

Elas podem emitir um pouco de calor, mas usá-las como fonte de aquecimento pode ser perigoso, segundo Benjamin. “As pessoas acendem velas e vão dormir. Elas podem cair ou o gato pode derrubá-las, começando um incêndio”, adverte.

Fonte: CNN Brasil

COMENTÁRIOS