Pele no frio: saiba quais são os cuidados necessários
10/06/2022 11:06 em Vida e estilo

O inverno começa oficialmente em menos de duas semanas, mas o frio já deu as caras no Rio Grande do Sul, antes mesmo da chegada da estação. E, com as baixas temperaturas, além de trocar as roupas e acessórios por peças mais quentinhas, também é preciso adotar outros cuidados, principalmente com relação à pele. 

A dermatologista Geisa Costa, explica que no inverno, devido aos banhos demorados e com a temperatura da água muito quente, a oleosidade natural da pele diminui. Uma das consequências mais comuns dessa redução acaba sendo o ressecamento, que causa outros problemas. 

“Nas estações mais frias acontece a perda do manto lipídico, pelo ressecamento, que pode refletir no surgimento de infecções fúngicas, bacterianas e virais ou até alergias”, acrescenta a dermatologista.

Passo a passo do skincare no inverno

Para evitar o surgimento dos problemas citados, o skincare - que nada mais é do que uma rotina de cuidados diários que visa melhorar e manter a saúde da pele - deve ser adaptado, sempre observando as necessidades de cada pessoa. E vale lembrar que o dermatologista é o profissional mais adequado para indicar os produtos a serem utilizados no seu tipo de pele.

Itens prescritos, é hora de partir para o passo a passo. Segundo Geisa, que também é diretora clínica e fundadora do Art Beauty Center, existem algumas etapas que são essenciais numa boa rotina de beleza. 

Primeiro, é preciso fazer a limpeza da pele - mesmo quando você não está maquiada. “Nesta etapa, indico utilizar um sabonete próprio para o seu tipo”, recomenda a médica. Depois, é a vez de tratá-la, investindo em produtos para olheiras, rugas, manchas e acne, por exemplo.

Na sequência, é a hora da hidratação. “Caso você tenha a pele oleosa, tome cuidado com soluções muito cremosas - prefira opções com texturas sérum. Já para as peles secas, o ideal é utilizar produtos mais cremosos, com a intenção de potencializar a hidratação”, salienta Geisa. Por fim, é hora da aplicação do filtro solar. 

Filtro solar deve ser aplicado em dias nublados

A especialista comenta que nos dias frios, é muito comum as pessoas não usarem o protetor solar, principalmente por conta do clima nublado, que disfarça os efeitos da radiação. No entanto, é indispensável, não só manter a pele limpa e hidratada, como também o uso do filtro solar.

Além disso, outro cuidado que deve ser observado no inverno é a temperatura da água que entrará em contato com a pele, seja durante o banho ou ao lavar o rosto. A dermatologia Geisa indica que a temperatura seja ou morna, ou fria. “A água quente afeta a barreira cutânea da pele e pode provocar infecções ou até mesmo a desidratação”, esclarece a médica.

A última orientação da especialista é em relação aos produtos que não podem ficar de fora da necessaire no inverno. “Além do hidratante facial, é importante não esquecer do corporal. Apesar de ficar protegida pela roupa, a pele do nosso corpo também sofre os impactos das baixas temperaturas”, destaca. 

E os cuidados devem se estender aos lábios, que ficam mais secos e podem apresentar rachaduras e até sangramentos no frio. Para evitar, a dica de Geisa é apostar em bons protetores labiais.

Fonte: Correio do povo

 
COMENTÁRIOS