Beyoncé é acusada por ativistas de usar termo depreciativo em “Renaissance”
02/08/2022 10:19 em Música

A cantora Beyoncé recebeu ótimas críticas na estreia de seu sétimo álbum de estúdio “Renaissance”, na última sexta-feira (29), mas foi criticada no fim de semana quando os fãs notaram a inclusão de um termo depreciativo na música “Heated”.

Na faixa, co-escrita por Drake, Beyoncé canta a frase: “Spazzin’ on that ass, spazz on that ass”.

 

Embora a palavra “spaz”, frequentemente usada coloquialmente para descrever “enlouquecer”, é derivada da palavra “espástica”, que é considerada humilhante para pessoas com paralisia cerebral espástica.

De acordo com os Centros de Controle e Prevenção de Doenças (CDC), o distúrbio afeta a capacidade de uma pessoa de controlar seus músculos, especialmente seus braços e pernas.

“Então @Beyonce usou a palavra ‘sp**’ em sua nova música ‘Heated’. Parece um tapa na cara para mim, a comunidade com deficiência e o progresso que tentamos fazer com Lizzo”, escreveu a defensora da deficiência Hannah Diviney em Twitter.

“Acho que vou continuar dizendo a toda a indústria para ‘fazer melhor’ até que os insultos capacitistas desapareçam da música.”

Outro comentarista twittou: “Foda-se @Beyonce. Você deveria ser um modelo, não ganhar dinheiro com o uso preguiçoso de linguagem depreciativa. Que vergonha.”

Representantes de Beyoncé confirmaram nesta segunda (1) que a letra seria removida, e enviaram à CNN um comunicado dizendo que “a palavra, não usada intencionalmente de maneira prejudicial, será substituída”.

Os fãs esperaram ansiosamente por “Renaissance” depois que a cantora lançou o primeiro single, “Break My Soul”, em junho. Foi seu primeiro álbum completo desde “Lemonade” de 2016.

Abrindo-se sobre seu processo criativo no Instagram, Beyoncé disse aos fãs: “Criar este álbum me permitiu um lugar para sonhar e encontrar uma fuga durante um período assustador para o mundo”.

Ela disse que sua “intenção era criar um lugar seguro, um lugar sem julgamento. Um lugar para se libertar do perfeccionismo e pensar demais. Um lugar para gritar, liberar, sentir liberdade. Foi uma bela jornada de exploração”.

 

A decisão da cantora de editar “Heated” ocorre semanas depois que a colega artista Lizzo anunciou uma nova versão de sua música “GRRRLS”, após reclamações sobre o uso do mesmo termo da comunidade de deficientes.

Fonte: CNN Brasil

COMENTÁRIOS