Previsão do tempo para hoje e amanhã: Sol, calor, chuva e temporais
03/08/2022 08:35 em Tempo

A imagem de satélite da madrugada desta quarta-feira mostrava uma frente quente com chuva e raios em diversos pontos entre o Nordeste da Argentina, o Uruguai, parte do Oeste, do Sul e do Leste gaúcho. Uma massa de ar quente avança pelo Norte da Argentina e ingressa pelo setor Noroeste do território gaúcho, gerando a frente quente. Algumas cidades do Noroeste gaúcho passaram a madrugada com temperatura elevada de 17ºC a 18ºC.

A frente quente atua no decorrer desta quarta-feira mais no Oeste e no Sul do Rio Grande do Sul com muita nebulosidade e chuva. Pode chover localmente forte com raios e granizo. A fronteira com o Uruguai, parte da Campanha e o Sul gaúcho devem ter a instabilidade mais forte ao longo do dia. Parte da instabilidade avança pelo Leste gaúcho.

Nestas regiões, devido à instabilidade, pouca variação de temperatura que se mantém baixa. Na faixa central do Estado, muitas nuvens com aberturas em alguns pontos. Mais ao Norte e ao Noroeste do Rio Grande do Sul, a influência do ar seco e quente traz outro dia de sol com vento Norte e temperatura elevada à tarde, inclusive com calor em alguns municípios.
Em Santa Rosa a temperatura mínima é de 18°C e a máxima chegará aos 30°C.



PREVISÃO DO TEMPO PARA AMANHÃ

A frente quente deve se converter em frente fria ao avançar pelo Rio Grande do Sul no decorrer desta quinta-feira. O estado amanhã terá muitas nuvens, mas o sol chega a aparecer com nuvens, vento Norte e ar quente no Norte e no Nordeste gaúcho antes da virada do tempo. Com o avanço da frente, a chuva será generalizada. A atuação de uma área de baixa pressão sobre o território gaúcho reforça o risco de temporais isolados de vento forte e granizo. Um cenário possível amanhã em diversas cidades, inclusive na região de Porto Alegre, é a passagem de nebulosidade com chuva seguida de abertura do tempo com sol, nuvens, elevação da temperatura e abafamento, para depois voltar a chover novamente. Com isso, ambientes internos e externos podem enfrentar elevada umidade com pisos e outras superfícies molhados.

COMENTÁRIOS