Hortigranjeiros proporciona experiências que revelam a potencialidade do meio rural de Santa Rosa e região
16/08/2022 11:59 em Cidade

Com um aroma de “delícias da colônia”, em um ambiente próximo à natureza, o Encontro Estadual de Hortigranjeiros promoveu nesta terça-feira (16/08), em Santa Rosa, o 1º Horti Experience, um circuito que pretende oportunizar a todos a experimentar a essência da feira, resgatar memórias afetivas e valorizar a identidade cultural local. A primeira etapa, realizada na Agroindústria Jek, reuniu uma das principais parceiras do Hortigranjeiros e da comunidade, a imprensa, assim como lideranças locais.

No evento celebrou-se também a contagem regressiva para a 34ª edição do Hortigranjeiros, que acontece de 9 a 13 de agosto de 2023, promovida pela Emater/RS-Ascar, Prefeitura de Santa Rosa e Associação dos Produtores de Hortigranjeiros de Santa Rosa (Aprhorosa).  

A realização do evento na Agroindústria de Carlos e Dolores Jek foi uma forma também de dar visibilidade ao trabalho realizado pelas agroindústrias familiares da região, sendo que o café colonial servido foi composto por alimentos disponíveis para comercialização no Mercado Público de Santa Rosa. “Ficamos muito emocionados com a oportunidade e procuramos adaptar o ambiente para que todos se sentissem à vontade”, salientou Dolores.

A identidade do Encontro Estadual do Hortigranjeiros foi reiterada na fala do presidente, Marcos Eduardo Servat, ao lembrar a essência do evento que iniciou na década de 80 e tomou proporções que demonstram o potencial da comunidade local.

A presidente da Aprhorosa, Ester Seide, destaca a importância da aproximação das parcerias, através das entidades promotoras do evento, na promoção de experiências e memórias que remetam ao trabalho dos produtores locais.

O prefeito de Santa Rosa, Anderson Mantei, também celebrou a oportunidade de viver o Horti Experience e destacou a importância de as instituições seguirem unidas para oportunizar experiências prósperas como as feiras do município.

A experiência sensorial do 1º Horti Experience, além de contemplar os aromas da produção e a degustação do café colonial, incluiu a visitação às instalações da Agroindústria. Este é o primeiro encontro do circuito, por meio do qual o Hortigranjeiros pretende resgatar sua essência e aproximar a comunidade das potencialidades do meio rural do município.

Lançamento da comercialização de espaços

Faltando menos de 1 ano para o Hortigranjeiros 2023, o presidente da Comissão de Indústria e Comércio, Dione Joel Thomas, conduziu o lançamento da comercialização dos espaços para o evento, que se inicia nesta terça-feira (16/08). Tradicionalmente são mais de 500 expositores no Encontro Estadual de Hortigranjeiros, uma grande feira multissetorial, sem perder sua essência, voltada à agricultura familiar.

No primeiro momento serão comercializados os espaços destinados à Indústria, Comércio e Serviços, correspondentes aos Pavilhões 1, 3 e 14, assim como às áreas externas. Até o dia 20 de setembro a prioridade será para os expositores que já haviam reservados espaços para o evento que ocorreria em 2021. A partir desta data, os espaços passam a ser disponibilizados aos que participaram do evento em 2019 e ainda não haviam feito a reversa para o próximo. Em 20 de outubro, ainda havendo espaços disponíveis, a comercialização será aberta aos demais interessados.

 

COMENTÁRIOS