Saiba por que você precisa parar de adicionar sal à comida
18/08/2022 09:48 em Saúde

Adicionar sal à sua refeição está associado a uma menor expectativa de vida e a um maior risco de morte precoce, de acordo com um novo estudo.

estudo analisou mais de 500 mil pessoas no Reino Unido, que responderam a um questionário entre 2006 e 2010 sobre seus hábitos relacionados ao consumo de sal e à frequência com que adicionavam sal à comida.

 

Porém, antes de começar a revisar todas as suas receitas favoritas, preste atenção: pesquisadores estavam apenas analisando quanto sal foi adicionado depois que as refeições em questão foram cozidas, de acordo com descobertas publicadas no “European Heart Journal” em julho.

Os cientistas acompanharam os participantes por cerca de nove anos e descobriram que quanto mais sal as pessoas adicionavam às suas refeições, mais corriam risco de morte precoce.

No entanto, as pessoas que consomem altos níveis de sal podem diminuir o risco comendo mais frutas e vegetais, disse o estudo.

A American Heart Association recomenda que os adultos não consumam mais de 2.300 miligramas de sal por dia — mas observa que o “limite ideal” é de 1.500 miligramas diários.

Consumir muito sal pode aumentar a pressão arterial, que, por sua vez, pode causar doenças cardíacas, derrames e doenças renais, disse a associação cardíaca.

O Serviço Nacional de Saúde do Reino Unido recomenda que os adultos limitem sua ingestão de sódio a cerca de uma colher de chá de sal por dia.

Há um longo histórico de pesquisas científicas mostrando que uma dieta rica em sal é arriscada, mas este estudo adiciona um novo nível de cautela contra adicionar mais ao seu prato, disse o principal autor do estudo, Lu Qi, professor de epidemiologia da Tulane University School. de Saúde Pública e Medicina Tropical em Nova Orleans.

“Mais evidências, especialmente aquelas de ensaios clínicos, são necessárias antes que o público tome qualquer ação”, disse ele.

“No entanto, nossas descobertas estão alinhadas com os estudos anteriores, que mostram consistentemente que a alta ingestão de sódio está negativamente relacionada a vários resultados de saúde, como hipertensão e doenças cardiovasculares”.

Indo mais longe para reduzir

Mesmo que você não adicione sal ao seu próprio prato, pode estar consumindo mais sódio do que deveria.

Uma meta-análise de 133 ensaios clínicos randomizados sobre a redução da ingestão de sal encontrou fortes evidências de que a redução do sódio na dieta reduziu a pressão arterial naqueles com hipertensão existente — e mesmo naqueles que ainda não estavam em risco.

Entre os principais culpados dos altos níveis de sódio em nossas dietas estão os alimentos industrializados, que muitas vezes usam sal para dar sabor, textura, cor e preservação.

Mais de 70% do sódio que os americanos comem vêm do que foi adicionado pela indústria alimentícia a produtos comprados posteriormente em lojas ou restaurantes, de acordo com a Food and Drug Administration dos EUA.

“A maioria dos meus pacientes não adiciona sal na mesa de jantar, mas não percebe que pãezinhos, vegetais enlatados e peito de frango estão entre os piores culpados (de alto teor de sódio) nos EUA”, disse Stephen Juraschek, um professor assistente da Harvard Medical School que pesquisa sódio e hipertensão.

Existem estratégias, no entanto, para manter um paladar vibrante e criar pratos atraentes com menos sal, disse Carly Knowles, nutricionista que também é chef particular, doula licenciada e autora do livro de receitas “The Nutritionist’s Kitchen” .

 

Knowles recomenda cozinhar em casa – onde você tem mais controle sobre o saleiro enquanto faz sua refeição – com mais frequência, lendo os ingredientes em seus produtos, substituindo por misturas de ervas e especiarias sem sal e concentrando sua dieta em alimentos minimamente processados.

Fonte: CNN Brasil

COMENTÁRIOS