Uma massa de ar frio de origem polar de forte intensidade avança pelo Brasil com acentuado declínio da temperatura. A temperatura despencou no Rio Grande do Sul entre a madrugada e a manhã de hoje com a chegada do ar frio que veio acompanhada, como previsto, por rajadas de vento forte e que atingiram até 60 km/h na área de Porto Alegre.
O resfriamento se fez sentir ainda em muitas áreas de Santa Catarina e do Paraná, além de muitas cidades do Mato Grosso do Sul e setores mais a Oeste do Mato Grosso. No estado do Mato Grosso, às 15h, a temperatura era de 37ºC em Nova Xavantina, mais a Leste e perto de Goiás, ao passo que em Vila Bela da Santíssima Trindade, no Sudoeste, perto da Bolívia, fazia apenas 17,2ºC. No Rio Grande do Sul e em Santa Catarina, a tarde desta quinta-feira foi muito fria. No estado catarinense, o frio era maior no Oeste e no Meio-Oeste, por onde ingressava o ar mais gelado. A temperatura no meio da tarde era de 8,4ºC em Campos Novos, 9,3ºC em Joaçaba e 9,7ºC em Dionísio Cerqueira. No Sul do Paraná, Clevelândia estava com 7,8ºC. No Rio Grande do Sul, quase todo o estado teve uma tarde com apenas 10ºC a 13ºC, mesmo com a presença do sol e muitas áreas.
Na Serra e nos Campos de Cima da Serra, no Nordeste gaúcho, onde o tempo estava mais fechado com nebulosidade e precipitação em vários pontos, as marcas eram baixíssimas no período da tarde. Às 15h, estações oficiais indicavam tão-somente 2,6ºC em São José dos Ausentes, 3,5ºC em Cambará do Sul, 4,9ºC em Canela, 5,1ºC em Vacaria, 6,0ºC em Caxias do Sul, 7,0ºC em Lagoa Vermelha, 7,3ºC em Bento Gonçalves e 9,3ºC em Canguçu. No horário, a temperatura medida em Porto Alegre foi de 12,5ºC no Jardim Botânico e 13,2ºC no aeroporto.
FRIO VAI AUMENTAR NO SUL
Uma massa de ar seco e frio de origem polar e de alta pressão atmosférica com centro de 1037 hPa cobre o Rio Grande do Sul e traz um dia de tempo ensolarado nesta sexta. Grande parte do estado terá céu claro no decorrer do dia, mas na costa haverá passagem de nuvens. Faz muito frio cedo da manhã e a noite será gélida. A tarde terá frio na maioria das cidades, mesmo com sol. O vento sopra fraco a calmo, mas na orla será moderado. As mínimas devem ser muito baixas em diversas cidades do Rio Grande do Sul. Os Aparados da Serra podem ter -3ºC a -4ºC. Na fronteira com o Uruguai e Campanha, marca de -2ºC a 1ºC ao amanhecer, conforme a cidade. Na Serra do Sudeste pode fazer até -5ºC ou menos em algumas baixadas da área de Pinheiro Machado. Santa Maria e região amanhecem com 1ºC a 2ºC nesta sexta. A região de Uruguaiana deve amanhecer com 0ºC a 1ºC. No Noroeste gaúcho, até -1ºC a -2ºC em baixadas da área de Santa Rosa. Caxias do Sul, Canela e Gramado amanhecem com 0ºC a 1ºC. Em Porto Alegre, a sexta amanhece com 5ºC, mas na área metropolitana faz até 3ºC.
Vai ter geada. O dia com geada mais ampla será o sábado, mas nesta sexta se espera que o fenômeno se faça presente em muitas cidades cedo da manhã e novamente à noite. Em cidade serranas, já no começo da noite desta sexta a geada começará a se formar, portanto logo após o fim da tarde.