Mutirão de vacinação aplicou mais de 3.000 doses no último final de semana
23/08/2022 09:46 em Saúde

A Fundação Municipal de Saúde de Santa Rosa realizou no último sábado (20), o dia D da Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite e Multivacinação. Ao todo, foram aplicadas 3.118 doses, das 08h às 17h. Dessas, 1.777 são imunizações contra a Pólio e 1.341 das demais vacinas do Calendário Vacinal. As doses foram realizadas nas Unidades Básicas de Saúde, para crianças a partir de 01 ano e adolescentes de até 15 anos de idade. Na UBS Cruzeiro, ocorreu um ato de abertura do dia D. Estavam presentes, o prefeito Anderson Mantei, o Presidente da FUMSSAR, Délcio Stefan, a Diretora da Atenção Básica, Fabiana Breitenbach, representantes do Rotary Júnior e da Cooperativa Sicredi. A manhã foi embalada ao som da Orquestra Jovem Santa Rosa, que também participou da campanha.

As crianças e adolescentes que ainda não estão imunizadas contra a Poliomielite, ou necessitam aplicar alguma dose em atraso da caderneta de vacinação, tem até o dia 09/09 para fazer a aplicação. A imunização acontece em todas as Unidades Básicas de Saúde. O Presidente da FUMSSAR, Délcio Stefan ressaltou que esta é uma oportunidade para os pais colocarem em dia, as vacinas dos filhos, “Precisamos manter nossas crianças livres da Poliomielite e de outras doenças que podem ser prevenidas com vacina. É importante que os pais fiquem atentos à caderneta de vacinação e realizem as doses em atraso”. Todas as crianças de 01 a 04 anos, devem ser vacinadas contra a poliomielite com a vacina oral, mesmo que já tenham sido imunizadas anteriormente com a gotinha. Já as menores de um ano de idade, que fazem vacina injetável, só precisam comparecer se estiverem com as doses contra a pólio, em atraso.

A campanha de multivacinação serve para atualizar a Caderneta de Vacinação da Criança e do Adolescente, de até 15 anos. Estão sendo disponibilizadas todas as vacinas do Calendário Nacional de Vacinação. São elas: Pentavalente, Poliomielite Oral e Inativada, Pneumocócica 10 valente, Meningocócica C, Febre Amarela, Rotavírus, Hepatite B, Tríplice Bacteriana, Tríplice Viral, Hepatite A, Varicela e HPV Quadrivalente. Para adolescentes, estarão disponíveis as vacinas HPV, dT (Dupla Adulto), Febre Amarela, Tríplice Viral, Hepatite B, Meningocócica ACWY (conjugada) e dTpa (para adolescentes gestantes). As crianças e adolescentes que forem se vacinar, precisam ir acompanhadas dos pais ou responsáveis e levar junto certidão de nascimento ou CPF, cartão SUS e a caderneta de vacinação.


COMENTÁRIOS