Previsão do Tempo: Dias de menos frio e mais vento
31/08/2022 09:47 em Tempo

Por conta do enfraquecimento da massa de ar frio, a temperatura não será tão baixa no amanhecer desta quarta como nas madrugadas de segunda e ontem, embora ainda faça frio e mesmo intenso em baixadas de regiões serranas. A temperatura pode voltar a ser negativa em algumas áreas, como a de São José dos Ausentes.  

O sol aparece em todo o Rio Grande do Sul nesta quarta-feira. Nuvens devem passar pelo Oeste, o Centro e o Sul gaúcho. Em alguns pontos, sobretudo do Oeste, pode ter até chuva localizada, principalmente entre a madrugada e de manhã. Mesmo granizo muito isolado não pode ser afastado no Oeste, assim como ocorreu hoje em Rosario, na Argentina, o que surpreendeu os moradores da cidade.

Em Santa Rosa as temperaturas variam entre 14ºC e 24ºC.

COM MENOS FRIO, MAIS VENTO

O enfraquecimento do ar frio ainda traz outra consequência: vento. O contraste térmico entre o ar frio na costa com ar mais quente chegando pelo Oeste e o Sul gaúcho favorece vento. Porto Alegre teve até 30 km/h ontem. Em Cruz Alta, as rajadas atingiram 53 km/h. Em Soledade, 47 km/h. E em Uruguaiana 43 km/h.


Vento do quadrante Leste é uma característica da primavera. No final do inverno e na primavera, as massas de ar frio seguem avançando para as latitudes médias do continente, mas cada vez mais com trajetória marítima. Ao mesmo tempo que ar frio avança pelo Atlântico Sul, ar mais quente se instala no continente com áreas de baixa pressão que costumam atuar no Norte da Argentina e no Paraguai.

Com efeito, estabelece-se um contraste de temperatura e pressão entre o Oceano Atlântico e o continente. Sobre o mar, ar mais frio e de maior pressão atmosférica. Sobre o continente, ar mais quente e de menor pressão atmosférica. O resultado deste contraste é vento que sopra do quadrante Leste e se intensifica da tarde para a noite pelo maior aquecimento diurno sobre terra que sobre o mar.





COMENTÁRIOS