Setembro Amarelo: filmes infantis que falam sobre emoções e saúde mental
08/09/2022 09:45 em Saúde

Listamos produções do cinema que abordam questões como insegurança, bullying e as mudanças das fases da vida de forma mais leve e didática

Estamos no Setembro Amarelo e, apesar do mês ser mais conhecido pelas ações de prevenção ao suicídio, nos últimos anos ele tem se tornado uma momento importante para a conscientização sobre a saúde mental num geral. 

No entanto, falar sobre esses temas com as crianças ainda pode ser um desafio para pais e educadores. Porém, recursos como a ficção podem ser utilizados como uma ferramenta para dialogar sobre o assunto.

 

Várias produções do cinema abordam questões relacionadas às emoções e à saúde mental de uma forma mais leve e didática, que facilita a compreensão dos pequenos. Por isso, selecionamos quatro filmes infantis que podem ajudar os pequenos a compreenderem seus sentimentos, as mudanças que ocorrem nas fases da vida, entre outras questões. Veja seleção abaixo:

Divertida Mente

O filme, produzido pela Disney, traz cinco emoções como protagonistas: alegria, tristeza, medo, nojo e raiva. Elas dividem o papel central da animação com Riley, uma de 11 anos que acabou de se mudar. A produção mostra como as emoções controlam o seu comportamento num momento em que ela se esforça para manter tudo sob controle. Divertida Mente mostra, de forma didática, a importância de cada emoção e do equilíbrio entre elas.

Onde assistir: Disney+

Extraordinário

Em Extraordinário, somos apresentados à história de Auggie Pullman, um garoto de 10 anos que nasceu com uma deformidade facial. Ao começar a frequentar a escola, ela passa a ter dificuldades para se enturmar com outras pessoas. Auggie sofre bullying por sua aparência, mas supera o preconceito e mostra que o que realmente importa é o que temos por dentro. O filme reflete sobre a importância da família, das amizades e da empatia.

Onde assistir: Netflix

Red - crescer é uma fera 

Essa animação, também da Disney, é perfeita para os adolescentes! O filme tem como protagonista Meilin, de 13 anos. Ao entrar na difícil fase da adolescência, a garota passa a ter que lidar com todas as mudanças e inseguranças trazidas por esse período, porém, quando não consegue controlar suas emoções, ela vira um panda vermelho gigante. 

Onde assistir: Disney+

O Pequeno Príncipe

O filme, inspirado no clássico livro de Antoine de Saint-Exupéry, traz várias lições sobre a amizade e a importância do momento presente. A história tem início com a queda da hélice de um avião, que se torna o ponto de partida de uma linda amizade entre uma curiosa menina e um velho aviador - responsável por contar a ela a história do Pequeno Príncipe. Frases conhecidas como “O essencial é invisível aos olhos" estão presentes na animação que reflete também sobre a solidão e partidas de pessoas que amamos.

Onde assistir: Amazon Prime Video

Fonte: Correio do Povo

COMENTÁRIOS