Ciclone, vento, frio, geada e chance de neve no início da primavera
22/09/2022 09:39 em Tempo

A MetSul Meteorologia alerta que a virada da estação e o começo da primavera (leia projeção para a estação) vão ser marcados pela formação de um ciclone extratropical na costa gaúcha com chuva, vento e frio, e talvez até queda de neve, com tempo firme, marcas negativas e geada na sequência com o domínio do ar frio de alta pressão atmosférica.

Uma área de baixa pressão cruzará o Rio Grande do Sul nesta quinta e vai se aprofundar, trazendo muitas nuvens e chuva em diversas regiões. Os maiores acumulados são esperados no Sul e no Leste do estado, onde em alguns pontos os volumes devem ficar entre 50 mm e 75 mm com pancadas localmente fortes a ocasionalmente torrenciais. O centro de baixa pressão traz muitas nuvens e chuva na maioria das regiões na madrugada e parte da manhã, embora não alcance todas as cidades, como do Noroeste. No decorrer do dia, o tempo abre com sol e nuvens na Metade Oeste enquanto a Metade Leste segue com muitas nuvens, chuva e aberturas isoladas.

A frente fria associada ao centro de baixa pressão avançará pelo restante do Sul do Brasil, o Centro-Oeste e o Sudeste do país com nuvens e pancadas de chuva, mantendo a instabilidade que durante a quarta-feira já trouxe chuva e temporais isolados para diferentes pontos, especialmente entre o Mato Grosso do Sul e São Paulo.

Pode chover forte com temporais localizados em pontos de São Paulo, Minas Gerais, Goiás e Rio de Janeiro. Ciclones extratropicais no Atlântico Sul ocorrem em qualquer época do ano o período entre o outono e a primavera são os de ciclogênese (formação de ciclone) mais frequente nas latitudes médias do continente. Com a La Niña e incursões tardias de ar frio, cresce o risco de ciclones entre o Sul do Brasil, o Centro da Argentina e o Uruguai.


CICLONE IMPULSIONA AR FRIO

O ciclone extratropical vai impulsionar para o Norte uma massa de ar frio. A massa de ar frio que avança para o Sul do Brasil é de forte intensidade para esta época do ano. Hoje, o ar polar foi responsável por uma significativa precipitação da neve nas regiões serranas da província de Córdoba, no Centro da Argentina, com neve em intensidade e acumulação que não são comuns nesta época do ano.


As madrugadas mais frias devem ser as de sexta e do fim de semana com previsão de até 7ºC ou 8ºC em Porto Alegre, marcas abaixo de 5ºC na maioria das cidades do interior gaúcho e mínimas negativas em áreas serranas do Rio Grande do Sul e Santa Catarina. Embora as madrugadas frias, as tardes serão amenas com maior aquecimento no domingo. Vai esfriar muito ainda no Paraná, onde Curitiba pode descer a 5ºC.

GEADA NOS TRÊS ESTADOS DO SUL

A chance de nevar é baixa, mas há um modelo numérico indicando a possibilidade de queda de neve nas áreas de maior altitude de Santa Catarina no começo da sexta-feira. É o caso do modelo canadense. A simulação projeta chance de neve a partir da interação ciclônica com o ar polar, mas a MetSul destaca que a situação para o fenômeno será muito limítrofe com temperatura no nível de 850 hPa (1500 metros) pouco abaixo de zero.

A massa de ar frio trará um episódio de geada tardia no começo da primavera e que afetará os três estados do Sul. Já deve gear nesta sexta no Oeste e na fronteira com o Uruguai. A geada atinge muitas áreas do Sul do país na madrugada de sábado e reduz a sua abrangência no começo do domingo.

Geada nesta época do ano traz riscos para o campo. Trata-se de um evento tardio de frio e que tem potencial de afetar fruticultura e trigo, especialmente em baixadas, onde o resfriamento é maior com mínimas mais baixas e potencial de geada mais forte.


Fonte: MetSul Meteorologia



COMENTÁRIOS