Novo Machado lançará Dicionário de Língua Compartilhada
08/11/2022 18:26 em Educação

 

60 Anos da Escola Antônio Barella, de Novo Machado vai ter

 

lançamento de um Dicionário Comunitário de Língua Compartilhada.

 

 

 

O livro é uma contribuição ímpar para a preservação da memória histórica da comunidade, para que seja conhecida e apreciada por leitores de todos os recantos.

 

 

 

            Com o lançamento previsto para o dia 16 já desse mês de novembro, o Dicionário Comunitário de Língua Compartilhada, é uma obra literária da Escola Estadual de Ensino Médio Professor Antônio Barella, que completará 60 Anos na referida data e nas comemorações da data publicará o Dicionário.

 

A Escola, que é uma Instituição de Ensino marcada pelo zelo ao seu papel junto a comunidade, divulga que o “Dicionário Comunitário, titulado Palavras e expressões de uso coloquial em região de fronteira e colonização mista”, nasceu do diálogo entre professores atuais e egressos da Escola. Todas as ilustrações do Dicionário também foram feitas pelos próprios alunos.

 

            “A partir de um diálogo entre as professoras Adriane Bortoli, Margarida Welke e Ivanete Jurach, com a ex-aluna da Escola Antônio Barella e Doutoranda em Letras pela UFSM, Rejane Fiepke Carpenedo, surgiu a ideia de construir um Dicionário Comunitário de Língua Compartilhada. Rejane trouxe a sugestão a partir da sua experiência e conhecimentos adquiridos ao longo da sua formação e fez a ponte entre a Escola Pública e a Universidade”, ressalta a Direção da Escola.

 

Todo o processo de construção do Dicionário foi supervisionado e orientado pela Professora e Pesquisadora Doutora Verli Petri, da Universidade Federal de Santa Maria. Também destaca-se a participação dos alunos com visita à duas famílias residentes na zona rural da comunidade: na propriedade do casal Lori e Ari Hess acompanharam o longo processo de produção da “chimia de tacho”, semelhante ao famoso “melado”; e na casa da nona Ilda e do nono Bruno Freddi, com o auxilio da dona Ivone Rigon. Locais onde os estudantes aprenderam a fazer “polenta” e “fortaia”. Estes momentos de imersão cultural fizeram com que os alunos pudessem observar que a língua não é uma coisa abstrata, e sim o reflexo da realidade da vida.

 

O Dicionário também contém depoimento exclusivo do Professor Doutor Anatólio Gach, da Universidade Estatal de São Petersburgo - Rússia. Ele nasceu em Novo Machado, em 1937, e foi quem levou a língua portuguesa do Brasil para a União Soviética e o Leste Europeu, tornando-se um dos maiores filólogos de língua portuguesa do mundo.

 

A Escola destaca que a transformação do Dicionário em livro impresso aconteceu graças ao apoio do Fundo Social Sicredi, que contemplou o projeto a partir de sua submissão ao edital da edição 2022. E espera-se que esta iniciativa possa instigar outras escolas a lançarem um olhar sobre os aspectos históricos e culturais que circundam a região em que estão inseridas. 

 

Fontes: produção Jornalismo Rádio FEMA com base em release da Escola autora do Projeto

 

Cleonir S. Bavaresco Ag.Educacional II - Adm.Escolar Luís Carlos Fenner Clauss

 

Diretor E. E. E. M. Professor Antônio Barella

 

Fone: 55 3544 1066

 

 

 

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!