Flavonoides presentes em frutas, vegetais e no vinho podem diminuir taxa de perda de memória, mostra estudo
29/11/2022 10:23 em Saúde

Comer mais flavonóis, antioxidantes encontrados em muitos vegetais, frutas, chá e vinho, pode diminuir a taxa de perda de memória, segundo um novo estudo.

A pontuação cognitiva das pessoas no estudo que comeram mais flavonoides diminuiu 0,4 unidades por década mais lentamente do que aquelas que comeram menos flavonoides. Os resultados se mantiveram mesmo após o ajuste para outros fatores que podem afetar a memória, como idade, sexo e tabagismo, de acordo com o estudo publicado recentemente na Neurology, a revista médica da Academia Americana de Neurologia.

 

“É emocionante que nosso estudo mostre que fazer escolhas alimentares específicas pode levar a uma taxa mais lenta de declínio cognitivo”, disse o autor do estudo, Dr. Thomas Holland, instrutor do departamento de medicina interna do Rush University Medical Center, em Chicago, em um comunicado.

“Algo tão simples como comer mais frutas e vegetais e beber mais chá é uma maneira fácil de as pessoas assumirem um papel ativo na manutenção da saúde do cérebro.”

Os flavonóis são citoprotetores, o que significa que protegem as células, incluindo os neurônios, por isso é plausível que haja um impacto direto na cognição, explica David Katz, especialista em medicina preventiva e estilo de vida e nutrição que não participou do estudo.

“Mas eles também são um marcador de maior ingestão de frutas e vegetais – o que é bom para o cérebro porque é bom para todos os órgãos vitais e para o organismo como um todo”, disse Katz em um e-mail.

“Eles também podem ser um marcador de melhor qualidade geral da dieta ou ainda maior consciência da saúde. Pessoas mais preocupadas com a saúde podem fazer coisas para preservar sua cognição, ou talvez ser mais consciente sobre a saúde seja um subproduto de uma melhor cognição.”

Uma enorme família de fitoquímicos

As plantas contêm mais de 5.000 compostos flavonoides, que desempenham papéis na produção de crescimento celular, combatendo o estresse ambiental e atraindo insetos para polinização.

Os flavonóis, um tipo de flavonoide, demonstraram em estudos com animais e em alguns humanos reduzir a inflamação, um importante gatilho para doenças crônicas, e são fontes ricas de antioxidantes. Os antioxidantes combatem os radicais livres, “moléculas altamente instáveis ​​que são formadas naturalmente quando você se exercita e quando seu corpo converte alimentos em energia”, de acordo com o Centro Nacional de Saúde Complementar e Integrativa, parte dos Institutos Nacionais de Saúde.

Um dos flavonóis mais comuns, a quercetina, mostrou-se promissora na redução do aparecimento de câncer colorretal e outros tipos de câncer, de acordo com estudos. As cebolas contêm os níveis mais altos – níveis mais baixos podem ser encontrados em brócolis, mirtilos, couve-flor, couve crespa, alho-poró, espinafre e morangos.

 

Outro flavonol comum, kaempferol, parece inibir o crescimento de células cancerígenas, preservando e protegendo as células normais. Boas fontes de kaempferol são cebolas, aspargos e frutas vermelhas, mas as fontes vegetais mais ricas são espinafre, couve e outros vegetais de folhas verdes, bem como ervas como cebolinha, endro e estragão.

Um terceiro jogador importante é a miricetina, que foi estudada em roedores para controle de açúcar no sangue e redução de tau, uma proteína que causa os emaranhados característicos da doença de Alzheimer e outras demências. Espinafre e morangos contêm altos níveis de miricetina, mas mel, groselha preta, uvas e outras frutas, bagas, legumes, nozes e chá também são boas fontes.

O último grupo de flavonóis, chamado isorhamnetin, pode proteger contra doenças cardiovasculares e neurovasculares, além de benefícios antitumorais e anti-inflamatórios. Boas fontes de isorhamnetin são peras, azeite, vinho e molho de tomate.

Você pode encontrar uma lista completa do conteúdo de flavonoides de várias frutas e vegetais aqui.

Uma população mais velha e livre de demência

O novo estudo pediu a 961 pessoas com idade média de 81 anos e sem sinais de demência que preenchessem um questionário alimentar a cada ano, durante sete anos. Além disso, os participantes foram submetidos a testes cognitivos e de memória anuais e foram questionados sobre o tempo que passaram sendo fisicamente e mentalmente ativos.

As pessoas foram divididas em grupos com base na ingestão diária de flavonoides. A menor ingestão foi de cerca de 5 miligramas por dia; os 15 miligramas mais altos por dia – o equivalente a cerca de uma xícara de folhas verdes escuras, observou o estudo. Para comparação, a ingestão média de flavonol em adultos nos EUA é de cerca de 16 a 20 miligramas por dia, de acordo com o estudo.

O estudo analisou o impacto dos quatro principais flavonóis – kaempferol, quercetina, miricetina e isorhamnetin – na taxa de declínio cognitivo ao longo de sete anos.

O maior impacto foi encontrado com o kaempferol: as pessoas que comeram as maiores quantidades de alimentos com kaempferol apresentaram uma taxa de declínio cognitivo 0,4 unidades por década mais lenta em comparação com aquelas que comeram menos, de acordo com o estudo.

A miricetina foi a próxima: as pessoas que comeram mais alimentos com miricetina tiveram uma taxa de declínio cognitivo 0,3 unidades por década mais lenta em comparação com o grupo de menor consumo. As pessoas que comeram mais alimentos com quercetina mostraram uma taxa de declínio cognitivo 0,2 unidades por década mais lenta.

A isorhamnetina dietética não teve impacto, segundo o estudo.

Impactos inconclusivos

Apesar dos aparentes aspectos positivos, os estudos sobre o impacto dos flavonóis na saúde humana foram inconclusivos – principalmente porque muitos são observacionais e não podem mostrar uma causa e efeito diretos. Isso também se aplica ao estudo da Neurologia, segundo seus autores.

Alguns ensaios clínicos randomizados – o padrão ouro científico – mostraram benefícios associados aos flavonóis para controlar o açúcar no sangue no diabetes tipo 2 e melhorar a saúde cardiovascular, de acordo com o Linus Pauling Institute, sede do Micronutrient Information Center, um banco de dados on-line para informações nutricionais.

Não se sabe se esses benefícios são de longo prazo, disse o instituto, e nenhum impacto claro foi demonstrado na prevenção do câncer ou na proteção cognitiva.

 

“Existem outros bioativos que podem contribuir para os resultados observados”, disse Katz. “São necessários estudos suplementares para isolar completamente os efeitos dos flavonoides.”

Há também uma desvantagem em assumir um impacto na saúde sem os estudos necessários para apoiá-lo, disse o Dr. Christopher Gardner, professor pesquisador de medicina e diretor do Grupo de Pesquisa em Estudos Nutricionais da Universidade de Stanford.

“Você pode contar com os americanos querendo os benefícios das plantas, mas não querendo comê-las”, disse ele em um e-mail.

 

“E se as pessoas lessem a manchete e saíssem correndo para comprar flavonóis engarrafados (extraídos) em vez de comer alimentos vegetais inteiros, e descobrissem que não eram apenas os flavonóis, mas o pacote de tudo nessas plantas (em vez disso)?”

Fonte: CNN Brasil

COMENTÁRIOS