RS terá sol entre nuvens nesta segunda, com chance de chuvas na Grande Porto Alegre
05/12/2022 08:57 em Tempo

O sol aparece com nuvens na maior parte do Rio Grande do Sul nesta segunda-feira, mas no Leste gaúcho se espera maior nebulosidade no decorrer do dia com chance de precipitação em setores entre a Grande Porto Alegre, a Serra e o Litoral Norte. Não há previsão de queda de granizo ou vendavais, como ocorreu no domingo. No Oeste, tempo muito aberto e amplos períodos de céu claro.

O dia começa com temperatura agradável, mas a tarde tem calor que estará mais concentrado na Metade Oeste, onde as máximas se elevam mais, a partir do ingresso de ar mais seco e quente pelo Nordeste da Argentina.

As mínimas rondam os 16ºC em São José dos Ausentes e os 18ºC em Santana do Livramento. As máximas, por sua vez, podem chegar a 32ºC em Alegrete e 34ºC em Santa Rosa.

Temporais com estragos

Chuva localmente forte e temporais isolados causaram transtornos e danos em diferentes áreas do RS na tarde do domingo, confirmando o alerta da MetSul de que calor e umidade formariam nuvens carregadas que despejariam altos volumes de chuva em alguns pontos com granizo e vendavais. O município de Venâncio Aires foi atingido por um segundo temporal com estragos em apenas três dias, após a cidade sofrer com uma intensidade tempestade que deixou uma vítima fatal na sexta-feira.

A localidade dos vales teve um temporal com chuva forte e vendaval com alagamentos e destelhamentos. A chuva em Venâncio Aires não foi tão intensa como no temporal da sexta-feira, quando o volume passou de 100 mm. Desta vez, as estações registraram 27 mm. No Noroeste, um temporal com vendaval atingiu o município de Augusto Pestana. A tormenta se abateu no momento em que transcorria um rodeio. O vendaval destelhou instalações do parque e derrubou estruturas temporárias montadas para o evento.

Em Santa Cruz do Sul, embora não tenha ocorrido temporal na área urbana da cidade, uma grande precipitação de granizo atingiu áreas do interior do município com a mesma célula de tempestade que castigou Venâncio Aires. Houve significativos danos em lavouras de tabaco e o vento derrubou árvores.

Na Grande Porto Alegre, temporal com chuva torrencial atingiu durante a tarde parte do Vale do Sinos. A chuva foi mais intensa em Campo Bom que ficou alagada. O volume de chuva em Campo Bom apenas entre 14h e 16h somou 86,2 mm.

O risco de temporais voltará a aumentar no próximo fim de semana no estado e o começo da semana que vem será de altíssimo risco para tempestades severas e algumas até destrutivas com uma frente fria avançando sobre ar muito quente e uma baixa pressão atipicamente profunda.

Fonte: Correio do Povo

COMENTÁRIOS