COVID-19: liberada a quarta dose para 30 anos ou mais
07/12/2022 12:07 em Saúde

 Fundação Municipal de Saúde de Santa Rosa informa que a partir desta quarta-feira (07), a 4ª dose – segunda dose de reforço (DR2), passa a ser aplicada para pessoas a partir dos 30 anos. O reforço é recomendado quatro meses após a terceira dose – primeira dose de reforço (DR1). Caso o cidadão estiver com alguma outra dose em atraso, deve primeiro completar o esquema (primário ou reforço), dentro dos prazos estabelecidos.

A quarta dose vai ser aplicada na Unidade Básica de Saúde do Centro. O atendimento acontece três dias na semana: segunda-feira – das18h30min às 21h30min, quarta-feira – das 13h30min às 17h e sexta-feira – das 13h30min às 17h. O atendimento ocorre mediante a capacidade diária máxima de aplicação. Para se vacinar, é preciso levar documento com foto, CPF e a caderneta de vacinação. A UBS do Centro fica localizada na Rua Buenos Aires, 40 – centro. Confira no site da FUMSSAR, as faixas etárias e o intervalo entre as doses.

Completar o esquema vacinal com a segunda dose de reforço contra a COVID-19, pode diminuir em até 16 vezes o risco de morte pela doença em determinadas idades. A redução é apresentada no balanço da situação vacinal entre as pessoas que morreram por complicações provocadas pelo coronavírus. Os dados foram divulgados nesta sexta-feira (02/12), pelo Centro Estadual de Vigilância em Saúde – Cevs. Entre os idosos, população considerada mais vulnerável pelo fato de terem uma imunidade mais limitada, a taxa de mortalidade é até oito vezes menor para quem já fez a segunda dose de reforço.

, em comparação com a pessoa que não está com o esquema primário completo.


COMENTÁRIOS