Quarta começa com nuvens, mas terá pouca chuva e muito calor no RS
04/01/2023 08:16 em Tempo

A quarta-feira vai começar com muitas nuvens sobre o Rio Grande do Sul, com maior presença de nebulosidade no Norte e no Nordeste do estado, podendo chover na primeira metade do dia em áreas perto de Santa Catarina. As nuvens se afastam e o sol aparecerá em todo o estado com amplos períodos de céu claro em algumas regiões.

O dia tem um começo de manhã com temperatura agradável na maior parte das cidades, mas, com a presença do sol, aquece rapidamente. A tarde será de calor, projetando-se as mais elevadas máximas para o Oeste e o Noroeste gaúcho.

As mínimas rondam os 13ºC em São José dos Ausentes e os 17ºC em Caxias do Sul. As máximas podem chegar a 34ºC em Santa Rosa e Uruguaiana. Em Porto Alegre, os termômetros variam entre 19ºC e 31ºC. No Litoral Norte, as marcas se alternam entre 19ºC e 27ºC.

É crescente a preocupação com o abastecimento de água na Grande Porto Alegre devido à estiagem. Na segunda, antes de o vento virar para Sul e elevar o nível do Guaíba, régua no Cais Mauá registrou apenas 0,29 metro. Em Gravataí, o nível do Rio Gravataí estava em apenas 0,97 metro após bater 0,94 metro na segunda. O DMAE (Departamento Municipal de Água e Esgotos), de Porto Alegre, emitiu um alerta sobre os níveis do lago Guaíba e suas alterações.

“Pode haver dificuldade na captação, principalmente no ponto do bairro Belém Novo, zona Sul da Capital, com risco de problemas no abastecimento”, advertiu o órgão. Algumas regiões da cidade estão no limite da capacidade de produção, como o Belém Novo e o Extremo-Sul, pois tiveram um grande crescimento populacional.

Nestas áreas, pelas características da captação, numa enseada, qualquer alteração de vento é sentida de forma aguda, o que com o baixo nível do lago, temperaturas altas e consumo elevado, pode ocasionar falta de água por períodos mais longos.

A preocupação com o fornecimento de água na Grande Porto Alegre passa diretamente pela chuva muito abaixo da média resultante da estiagem que assola o Rio Grande do Sul. Em dezembro, Porto Alegre teve acumulado de chuva muito abaixo da climatologia e temperaturas máximas acima. No mês, a capital registrou 63,5 mm ou apenas 56,6 % da média de precipitação do mês que é de 112,1 mm.

Fonte: Correio do Povo

 
 
COMENTÁRIOS