20 Anos Rádio FEMA
26/04/2023 09:30 em Novidades

Há 20 Anos nascia nossa Emissora de Rádio, o veículo de comunicação de massa que é da Fundação Educacional Machado de Assis - FEMA, estando a serviço da base da sociedade que é a Educação. 

Que alegria e tantos sentimentos bons! Temos muito a comemorar!

▶️Mas o sentimento maior é de Gratidão por tanta dedicação de quem creditou e continua acreditando na Rádio Educativa FEMA FM 106.3; desde seus idealizadores, todos que por aqui deixaram suas contribuições, e os que permanecem, verdadeiros visionários da FEMA que defendem e acreditam no poder da Comunicação, inclusive através desse veículo de comunicação que resiste ao tempo, se reinventa e continua encantando por tudo que proporciona na vida das pessoas!

Parabéns FEMA, Parabéns equipe Rádio FEMA! FELIZ ANIVERSÁRIO

 

A Rádio

 

A Rádio FEMA Educativa FM 106,3 é uma emissora comprometida com a boa música, informação de qualidade e cultura em todos os níveis. No ar desde 2003, a Rádio FEMA FM possui em seus fundamentos que os serviços de radiodifusão sejam executados com fins exclusivamente educativos e culturais. Diariamente a programação da FEMA FM está voltada para a diversidade e a qualidade musical que são marcas da FEMA FM. Antes de entrar na programação as músicas são avaliadas em todos os aspectos estéticos, como melodia, poética, qualidade de gravação e contexto cultural, alheias as exigências da música puramente comercial. Cada um com seu horário adequado, os gêneros mais diversos têm espaço na Rádio da Fundação Educacional Machado de Assis. Música brasileira, raízes, rock, pop, blues e instrumental estão sempre em destaque. Ouvir a FEMA FM é estar diretamente conectado com a diversidade musical que agrada os melhores ouvintes.

PROPÓSITO

A 106,3 é uma emissora que possui em seus fundamentos que os serviços de radiodifusão sejam executados com fins exclusivamente educativos e culturais, prezando sempre pela qualidade da informação e pluralidade musical.

APOIO CULTURAL

Por ser uma emissora de caráter Educativo, a FEMA FM não veicula ou comercializa espaços comerciais. Através dos Apoiadores Culturais obtém parte dos recursos necessários para a realização de seus projetos. Ser um apoiador cultural é acreditar na construção de uma mídia voltada para a cultura, informação e música de qualidade, associado ao fator Educação que é indispensável em uma sociedade comprometida com o próprio desenvolvimento. Isso significa a formação de um público de elevado nível de esclarecimento, conhecimento e tudo que estes proporcionam na vida individual e coletiva.

HISTÓRICO

A Rádio FEMA Educativa FM 106,3 é uma emissora comprometida com a boa música, informação de qualidade e cultura em todos os níveis. Possui em seus fundamentos serviços de radiodifusão com fins exclusivamente educativos e culturais. Diariamente demonstra sua diversidade e qualidade musicais, pois, antes de serem reproduzidas, as músicas da programação são avaliadas em todos os aspectos: estético, melodia, poesia, qualidade técnica (gravação) e contexto cultural, alheias as exigências da música puramente comercial. Cada um com seu horário adequado, os gêneros mais diversos têm espaço na Rádio da Fundação Educacional Machado de Assis. Música brasileira, raiz, rock, pop, blues e instrumental estão sempre em destaque. Ouvir a FEMA FM é estar diretamente conectado com a diversidade musical que contribui com uma sociedade melhor em amplo aspecto.

Por ser uma emissora de caráter Educativo, a FEMA FM não dispõe de espaços comerciais. Obtém Apoiadores Culturais, que formam a fonte de parte significativa dos recursos financeiros necessários para a realização e operacionalização de suas atividades e projetos. Ser um apoiador cultural da Rádio FEMA é acreditar na construção de uma mídia voltada para a cultura, informação e música de qualidade, no estímulo a formação de público com elevado nível de esclarecimento e conhecimento acerca da realidade local e regional, com o advento da Internet, também alinhado com o que acontece no mundo.

É preciso reconhecer e valorizar o trabalho dos que vieram antes de todos os demais, os que enfrentaram as dificuldades da época e pagaram o preço para que a Rádio FEMA pudesse existir e ao longo do tempo se consolidasse. Destacamos, entre as personalidades: Dr. JUSTINO GIRARDI, Sr. SAUL DANTE LIBERALI, Sr. ILMO JOSÉ JUNGS, o Vereador CARLOS ALBERTO NASI, e o Deputado Federal NELSON MARCHEZAN.

O Processo nº 53790.000689/99, encaminhado à Secretaria-Executiva do Conselho de Defesa Nacional para executar  seus serviços de radiodifusão, do Ministério das Comunicações, versando sobre a solicitação de Assentimento Prévio (AP) do Conselho de Defesa Nacional (CDN), formulada pela FUNDAÇÃO EDUCACIONAL MACHADO DE ASSIS, para executar serviço de radiodifusão sonora em Frequência Modulada, com fins exclusivamente educativos, no Município de Santa Rosa. Embasamento legal na Lei nº 6.634, de 2 de maio de 1979, com  o respectivo regulamento (Decreto nº 85.064, de 26 de agosto de 1980) e Medida Provisória nº 1.911-10, de 24 de setembro de 1999. Após exame, teve apreciação, não se evidenciando impedimento para a solicitação requerida, foi autorizado, desta forma, o assentimento prévio para a execução de seus serviços radiofônicos, cujo ato foi publicado pelo Chefe do Gabinete de Segurança Institucional da Presidência da República, no Diário Oficial da União, nº 204, do dia 20 de outubro de 1999.

O passo seguinte foi a autorização para  executar o Serviço de Radiodifusão Sonora, tendo a Comissão de Constituição e Justiça e de Redação da Câmara dos Deputados  (CCJR) aprovado  o parecer do Deputado Federal NELSON LARCHEZAN ao Projeto de Decreto Legislativo nº 1.086/2001, que aprovou o ato de outorga permissão à Fundação Educacional Machado de Assis para explorar serviços de radiofusão sonora, em frequência modulada, com fins exclusivamente educativos, na cidade de Santa Rosa, Estado do Rio Grande do Sul. A Proposição encaminhada ao Congresso Nacional pelo Poder Executivo, por meio da Mensagem nº 1.897, de 2001, concede a permissão do serviço  de rádio fusão pelo prazo de dez anos, sem direito de exclusividade.

Desta forma o Congresso Nacional , em 03 de dezembro de 2001, decreta  que fica aprovado o ato  que se refere a Portaria nº 688, de 14 de novembro de 2000, outorgando  permissão  para a Fundação Machado de Assis executar seus serviços de radiodifusão, tendo o Decreto sido assinado pelo então Presidente da Câmara dos Deputados,  Excelentíssimo Sr. Aécio Neves.

A 106,3, Rádio Educativa FEMA FM foi inaugurada oficialmente no dia 26 de abril de 2003 e iniciou as atividades na Rua Minas Gerais 55, nas salas 1103 e 1104, do 11º andar do Edifício Panorâmico em Santa Rosa, tendo sua torre metálica, naquela época, localizada na Esquina Candeia, KM 03, local este outorgado pela Prefeitura Municipal de Santa Rosa. Atualmente a Torre metálica está localizada no Edifício Panorâmico – Rua Minas Gerais nº 55 – Santa Rosa/RS.

 A função do primeiro Coordenador da Emissora foi delegada ao Sr. CARLOS ALBERTO NASI, liderando a equipe composta por Vítor Alves, Solange Marostega, Ronise Damacine, Márcio Minikel,  Marcio Klein, Igor Mallmann, Paulo Soares, Valdir Ribeiro,  Daiane Tibulo, Jefferson Minikel, entre outros. A coordenação foi substituída posteriormente, passando a ser exercida por ELONI LUIZ LAVARDA.

Com o passar do tempo, a Fundação Educacional Machado de Assis sentiu a necessidade de manter a Rádio Educativa FEMA FM mais próxima de sua sede, e então no ano de 2006, a Emissora foi integrada fisicamente ao prédio da Instituição, na Rua Santos Dumont 820 (endereço atual Fev/2023); assumindo  a Coordenação o Sr. JOSÉ ROMEU MARCONCINE, sendo este substituído pela  coordenadora  a Sra. CLARICE DURÃO.

A Emissora tem recebido ao longo de sua história, méritos e reconhecimentos pelo envolvimento e participação direta e indireta nos mais variados eventos, movimentos, campanhas, entre outros, eventos que engrandecem a região. FENASOJA, Hortigranjeiros, Musicanto, entre vários outros.

Carinhosamente conhecida pela comunidade regional como “A Queridinha da Cidade” A Rádio FEMA está sob a Coordenação do Professor Dr. DANIEL DE MATTOS, nomeado para este ato em  26 de fevereiro de 2008, através da Portaria nº 01/2008. Ele coordena a Emissora contando com uma equipe também apaixonada pelo que faz, sendo os atuais integrantes: Andréa Jarczewski da Silva (Contato Cultural); Vilian Della Flora (Programador); Jaime Medina (Técnico em Radiofusão), Rute Kraus, Alcindo Dalcin, Rafael de Oliveira, Claudiomiro Sorriso, Claudiomiro Bogler, Eli Rodrigues e Richard Trapp (Comunicadores e Comunicadoras); todos sob a Direção Geral de Césio Carlos Albêa.

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!