Doação de Órgãos: que tal conversar sobre?
27/09/2023 15:40 em Saúde

Já conversou sobre doação de órgãos com seus familiares e amigos?

O dia de hoje parece oportuno para falar sobre esse tema! No Dia Nacional de Doação de Órgãos, marcado neste 27 de setembro, esse é um dos apelos das autoridades em saúde, pois, a declaração da pessoa, logicamente algo à ser feito em vida, em muitos casos é a base para decisão de familiares e reponsáveis, nesse momento tão intenso.

É que, no Brasil, a retirada de órgãos só pode ser realizada após a autorização familiar, ou seja, mesmo que uma pessoa tenha dito em vida que gostaria de ser doador, a doação só acontece se a família autorizar. Dessa maneira, se a família não autorizar a doação, os órgãos não serão retirados e a oportunidade da realização dos transplantes, tirando pessoas das listas e devolvendo a vida ou a qualidade de vida, será perdida. Por isso é tão importante deixar claro o desejo de, ocorrendo a oportunidade, ser um doador de órgãos!

De janeiro a junho de 2023, o Brasil registrou mais de 1,9 mil doadores efetivos de órgãos. Esse é um número recorde de doações, quando comparados números do mesmo período dos últimos dez anos, e possibilitou a realização de mais de 4,3 mil transplantes.

Segundo dados do Sistema Nacional de Transplantes (SNT), esse quantitativo representa aumento de 16% no número absoluto de transplantes de órgãos, quando comparado com o mesmo período de 2022.

Por modalidade de transplante, de acordo com dados do SNT, houve aumento de 30% no número de transplantes de pâncreas, 20% nos transplantes renais, 16% nos transplantes de coração e 9% nos transplantes de fígado.

Com relação aos transplantes de córneas, no primeiro semestre de 2023, foram realizados 7.810 procedimentos, 15% a mais do que o mesmo período do ano passado. Para os transplantes de células-tronco hematopoéticas (medula óssea) houve realização de 1.838 procedimentos - 6% de aumento.

De 1º janeiro até 27 de agosto deste ano, o tempo de espera para transplante de coração, por exemplo, foi menor do que 30 dias para 72 dos pacientes na lista - o equivalente a 27,5% do total de pessoas transplantadas. Para outros 65 pacientes (29%), o tempo de espera foi de 30 a 90 dias. Isso significa que mais da metade do percentual de pacientes (52,3%) teve a oportunidade de receber a doação em até três meses, segundo dados do Sistema Nacional de Transplantes do Ministério da Saúde.

SNT - O Brasil tem o maior sistema público de transplantes de órgãos do mundo. O Sistema Nacional de Transplantes é responsável pela regulamentação, controle e monitoramento do processo de doação e transplantes realizados no país, com o objetivo de desenvolver o processo de doação, captação e distribuição de órgãos, tecidos e células-tronco hematopoiéticas para fins terapêuticos.

 O Ministério da Saúde reforça que a lista para transplantes é única e vale tanto para pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) quanto para os da rede privada, sendo que 90% das cirurgias devem atender à rede pública.

Fonte: Ministério da Saúde

 Um dos casos mais recentes e com repercusão imensa foi o de Fausto Silva, o Faustão, que viveu o drama de precisar de um novo coração e foi atendido dentro da urgência que tinha, estando tualmente com a saúde em recuperação.

Mas, como será para quem autoriza a doação?

 "E ela me disse: 'Eu enterrei meu pai ontem, estou velando minha mãe hoje e você veio me dizer que meu irmão morreu agora. Mas ele é a única vítima dessa tragédia toda que ainda pode ajudar alguém, então eu autorizo a doação dos órgãos dele'."

Resposta recebida pelo enfermeiro André Ramos Carneiro, de uma pessoa que passava por um drama muito comovente e que, entre a dor da perda dos familiares, optou em ajudar a salvar vidas que aguardavam doação de órgãos.

Caso completo no seguinte endereço:

https://www.bbc.com/portuguese/articles/c0j3w37zk31o

COMENTÁRIOS