Quarta captação de órgãos de 2023 é realizada no Hospital Vida & Saúde
03/11/2023 10:33 em Saúde

Vida & Saúde registra nova captação de órgãos

O feriado desta quinta-feira (2) foi marcado por mais uma captação de órgãos no Hospital Vida & Saúde. A captação foi possível a partir da doação de órgãos de um paciente de 61 anos, vítima de um Acidente Vascular Cerebral (AVC) hemorrágico.

A partir da manifestação da família pela doação, foi possível realizar a captação dos rins. A captação aconteceu durante a tarde no Centro Cirúrgico do HVS, e foi realizada pela equipe de profissionais encaminhados pela Central de Transplantes do Estado, entidade que preserva as informações sobre o destino dos órgãos captados.

Esta foi a quarta captação do ano realizada no Hospital, que conta com uma equipe especializada para estes processos: a Comissão Intra-Hospitalar para Doação de Órgãos e Tecidos para Transplantes (CIHDOTT). Desde a abertura do protocolo de morte encefálica, passando por todo o suporte à família do paciente, a CIHDOTT também é responsável pelo contato com a Central de Transplantes - após a manifestação da família pela doação - e o encaminhamento de exames, além de todo o acompanhamento no momento da captação.

A retirada do órgão é, obrigatoriamente, feita imediata após a morte, quando passa a contar as 48 horas limites para o reimplante.

O Ministério da Saúde gerencia a lista de espera por transplantes no Brasil e divulga dados atualizados diariamente. Atualmente, mais de 60 mil pessoas no Brasil aguardam por um órgão para transplante. Dessas, mais de 37 mil aguardam um transplante de rim.

Fonte das informações sobre a captação de órgãos realizada no Hospital Vida & Saúde: Assessora de Comunicação da referida Unidade Hospitalar.

COMENTÁRIOS