Santa Rosa apresenta médio risco para infestação de dengue e população é convocada à auxiliar no combate a proliferação do mosquito.
A FUMSSAR por meio da Vigilância Ambiental, divulgou na segunda-feira (06/Nov), o resultado do 4º Levantamento de Índice Rápido para o Aedes aegypti (LIRAa) de 2023. Conforme os dados obtidos, Santa Rosa apresentou médio risco de infestação de dengue, febre de chikungunya e zika vírus. A pesquisa realizada durante o mês de outubro, em 1.380 imóveis do município, demonstrou que 1,5% dos locais vistoriados contam com a presença do mosquito transmissor da dengue.
O LIRAa é uma ação desenvolvida pelo Ministério da Saúde, que permite a identificação de áreas com maior ocorrência de focos, bem como, dos criadouros predominantes, indicando o risco de infestação do mosquito Aedes aegypti.
A atividade é realizada periodicamente, quatro vezes ao ano, por meio da vistoria em imóveis do município para definir o Índice de Infestação Predial e o Índice de Infestação em Depósitos.
O Gerente das Vigilâncias, Jairo Beal, destaca que nesta época do ano, os cidadãos precisam redobrar os cuidados e reforçar as medidas de prevenção. “O verão se aproxima e as altas temperaturas favorecem a proliferação do mosquito. Dessa forma, estamos intensificando os trabalhos de vistoria, mutirões de limpeza e fiscalização... cuidados simples, mas que fazem toda a diferença: eliminar a água parada em vasos de plantas, pneus, garrafas plásticas, piscinas sem uso e sem manutenção, entre outras ações preventivas”.