Saúde ocular das crianças!
05/12/2023 16:04 em Saúde

Conheça 5 formas de controlar a progressão da miopia na infância!

Quando não tratada precocemente, a miopia progressiva na infância e adolescência pode ter um grande impacto no desenvolvimento e na qualidade de vida das pessoas.

O distúrbio visual que causa dificuldade em enxergar objetos mais distantes, faz com que a criança não consiga focar as imagens corretamente e tem, em sua maioria, origem genética.

No entanto, atualmente, pesquisas e especialistas já concluíram que o estilo de vida também contribui para aumentar os casos da doença e até mesmo acelerar a progressão da miopia já existente. É consenso que o fato de as crianças passarem menos tempo em ambientes abertos está influenciando essa realidade.

 

A luz solar auxilia a produção de dopamina, hormônio que ajuda a controlar o crescimento do olho. Por outro lado, é cientificamente comprovado que a luz azul dos aparelhos eletrônicos é tóxica para a retina.

Com essa informação em mãos, saiba que existem maneiras de orientar as crianças e adolescentes do seu convívio a prevenirem o desenvolvimento da doença ocular.

 

A seguir, veja o que fazer para controlar a progressão da miopia:

 

1) Brincadeiras ao ar livre: ter contato com a luz natural é saudável para os olhos, por isso sempre estimule brincadeiras em ambiente aberto. Pesquisas mostram que um mínimo de 2 horas de tempo intermitente por dia pode prevenir ou atrasar o início da miopia. Mudar hábitos de vida, que deixam cada vez mais as crianças e adolescentes dentro de casa, são fundamentais.

 

2) Tempo limite e pausas: em tarefas que utilizam a visão de perto, como uso de smartphone ou tablet, leituras de livros e pinturas de desenho, é preciso evitar distâncias mais próximas do que 20 cm e criar pausas a cada 30 minutos para relaxar o olho. Especialistas defendem que bebês não devem ter contato com eletrônicos e crianças de dois a cinco anos devem ficar no máximo uma hora por dia em frente à tela.

 

3) Exames médicos em dia: os check-ups oftalmológicos regulares devem ser cumpridos para que possa ser feito o tratamento precoce, imprescindível para corrigir a visão e, mais ainda, para gerenciar a progressão da miopia o quanto antes. Leve as crianças com mais de 5 anos ao oftalmologista uma vez ao ano e esteja atento se queixas com a visão surgirem.

4) Óculos como aliados: já se sabe que a correção visual pode retardar ou paralisar o agravamento da miopia, principalmente nos mais jovens.

 

5) Sono de qualidade: já é provado que a melatonina, o hormônio do sono, é importante para manter o tamanho do olho saudável. Pelo menos uma hora antes de dormir, ensine as crianças a não usarem aparelhos eletrônicos e, uma boa saída para isso, pode ser não instalar televisão e computador no quarto. Crie um ambiente em que a qualidade do sono seja prioridade e que a criança ou adolescente possa dormir o suficiente para a idade.

 

https://g1.globo.com/especial-publicitario/carl-zeiss-do-brasil/noticia/2023/11/27/conheca-5-formas-de-controlar-a-progressao-da-miopia-na-infancia.ghtml

 

COMENTÁRIOS