Hospital Vida & Saúde na ação Recebendo a Imprensa
21/03/2024 20:07 em Saúde

         O segundo encontro da ação Recebendo a Imprensa foi realizado na noite de quarta-feira (20/Mar), no Hospital Vida & Saúde, ocasião em que comunicadores da Região de Santa Rosa foram recebidos por parte da equipe da instituição hospitalar que é referência nacional em saúde de excelência.

A Diretora Geral, Vanderli de Barros apresentou detalhes de alguns dos principais projetos da instituição focados no desenvolvimento humano e na expansão e melhoramento das estruturas físicas onde, só durante o ano de 2023, circularam cerca de 90 mil pessoas; em média 3 mil pessoas/dia (entre pacientes, familiares e acompanhantes). Operando 207 leitos de internação; com 1.135 funcionários contratados, 130 terceiros, 120 voluntárias em vários projetos, e 255 médicos atuantes (cerca de 350 no geral).

Sendo a porta de atendimento pelo SUS (Sistema Único de Saúde), o HVS tem de 70% de sua operação pelo SUS, portanto, fazendo parte do sistema de regulação do Estado, pelo conhecido programa ‘vaga zero’, ou seja, se tem leito disponível o Estado manda pacientes para a estrutura. EM 2023, recebeu pessoas de 227 municípios do RS.

“...temos o compromisso de entregar assistência médica com qualidade para todos que chegam até aqui... A Vida é Nosso Propósito, o cuidado centrado na pessoa, com valores de humanização da assistência hospitalar; atender sempre lembrando que o do outro lado tem um ser humano”, destacou a Diretora Vanderli.

Sobre o papel da Imprensa destacou: “...quero dizer à vocês, que trabalham com a comunicação, vocês são muito especiais, pois, entregam para as pessoas o que está acontecendo e por muitas e muitas vezes, são as vozes, as imagens, a escuta também, levando às pessoas o conhecimento, a informação e a esperança”, enfatizou.

A dinâmica com os Comunicadores começou com visitação ao Heliponto, em obras conclusivas no prédio novo do HVS; Café preparado pela equipe de Nutrição do hospital, com simultânea apresentação da Diretora Vanderli; finalizando com visitação à nova Unidade de Terapia Intensiva, UTI, que tem 20 novos leitos, espaços individualizados e equipados com tecnologia moderna, com janelas e eletroeletrônicos acionados por comando de voz; móveis, cores, e tudo mais dispostos com foco no respeito à privacidade e conforto do paciente, junto com o acolhimento da equipe hospitalar. A Unidade também conta com práticas de Saúde Integrativa, como a Aromaterapia em algumas das salas, conforme protocolo de atendimento.

A ação Recebendo a Imprensa, idealizada em 2023 pelos jornalistas  Everson Dornelles e Nice Rischter, apoiados por um seleto grupo de comunicadores de vários veículos da Região de Santa Rosa, terá como próximo anfitrião a Fundação FEMA, dia 26 de Abril, evento em organização pela equipe da Rádio FEMA Educativa FM 106.3. A agenda para 2024 prevê um encontro/mês, em instituições interessadas em contribuir com a comunicação social séria e responsável à sociedade.

 

Mais sobre as ações do HVS:

 

Dia 12 do corrente mês, foi realizada entrevista coletiva de Imprensa, com transmissão AO VIVO, pelo canal do hospital no Youtube, direto do anfiteatro do Hospital, no prédio central da Entidade. A cobertura do evento feita pela Reportagem Rádio FEMA, destacou do grande volume de informações detalhadas na ocasião a nova composição do Conselho Administrativo da entidade, que havia tomado posse no dia anterior, e alguns números que demonstram ainda mais a grandiosidade do HVS.

Foram quase 100 mil consultas médicas eletivas realizadas só em 2023, pacientes oriundos de mais de 80 municípios. No mesmo período foram 122 mil exames realizados no Centro de Imagens, com turno da noite acontecendo nesse ano. Ainda no ano passado foram quase 11.500 cirurgias, e 1.598 nascimento de bebês.

Vanderli de Barros explicou com tem sido feita a construção de projetos aprovados e autorizados à captação de recursos juntos às mais diversas instituições. E busca de apoio para poder ofertar os serviços à comunidade, o projeto PET CT, que está com mais R$ 7 milhões garantidos para investimento em equipamento diferenciado e inovador no diagnóstico precoce do câncer, carência que não permite aos médicos a prescrição por falta de lugar para fazer o exame que tem como referência mais próxima Porto Alegre, o PET-CT.

Trata-se de um exame de diagnóstico por imagem capaz de detectar tumores em todos os lugares do corpo; fundamentalmente importante para o diagnóstico que possibilita o tratamento precoce, dando mais chance de vida com qualidade ao paciente, ‘é algo especial, pois, é vida que preserva e pode está no nosso convívio, permite a antecipação do diagnóstico, qualidade de vida, pois cada vida conta, para cada um é o amor de alguém’, destacou a Diretora Geral, ao citar que mais de 12 mil atendimentos foram realizados no setor de Oncologia só em 2023.

 

Alguns dos demais projetos em fase de execução são:

 

*Centro de Desenvolvimento de Pessoas, espaço para treinamento dos profissionais, conforto e descanso...fisicamente será entre a UPA e prédio novo em finalização, e tem investimento previsto de R$ 15 milhões em fase de captação;

*Hospital Escola;

*Plano Diretor do Dom Bosco;

*Planetree (Patiente Centered Care) modelo de atendimento de saúde a partir da perspectiva do paciente, projeto em parceria com o Hospital Albert Einstein;

*Cirurgia cardíaca e hemodinâmica;

*Saúde Digital integrada, entre Hospital, FUMSSAR e Unimed, integrando as fichas do paciente, agilizando o atendimento; sistema deve começar a funcionar já em abril/2024;

*Unidade Clínica SUS – 7º pavimento do prédio novo em obras;

*Hospital de Giruá, recém adquirido e que passa a fazer parte da rede HVS;

*E a nova UTI, com 20 leitos equipados com tecnologia moderna.

 

Reportagem Rádio FEMA à Vanderli de Barros, na Coletiva de Imprensa:

Jornalista Eli Rodrigues: Gostaria de saber um pouco mais sobre o olhar para educação, pois, é impossível pensar em um futuro melhor sem pensar nisso. Detalhe mais sobre o projeto Hospital Escola.

Vanderli de Barros: “Sobre Educação, a nossa meta é continuar fazendo o desenvolvimento de pessoas, e para isso estamos agregando, então, primeiro a  Medicina como um projeto em parceria. Como funciona:  o Governo Federal lança o edital por meio do MEC para abrir habilitação de cursos de medicina e as nossas regiões elas estão nas regiões prioritárias. A partir disso, nós temos um trabalho com várias universidades que estão fazendo projetos para serem apresentados. Não cabe ao hospital apresentar pois nós não somos instituição de ensino, cabe ao hospital construir as condições para receber junto com instituição de ensino a parte de formação e educação em campo de trabalho; e por isso o HVS está preparando esse espaço, essa é a estrutura de Medicina. O curso de medicina ele vem para dentro do Hospital para que possamos trabalhar o desenvolvimento do aluno do início ao fim, que são seis anos de graduação, e o desenvolvimento vai se dá dentro do hospital e aqui dentro, na rede básica e nos demais hospitais da região, pois é uma ação conjunta. E  no Hospital na parte do ensino, trabalharemos a educação corporativa que é o treinamento dos profissionais dentro da casa; a formação da Residência Médica, que é: profissionais médicos fazendo aqui dentro sua especialização nas áreas que o hospital já tem profissionais e capacidade técnica; e as multiprofissionais em saúde, já tivemos aprovação do MEC para Multiprofissional (formação) na enfermagem, fisioterapia, farmácia, nutrição, psicologia...já estamos com as aprovações, e a partir daí começaremos o processo de formação. A parte técnica já está encaminhada, parte de projetos em andamento, a equipe técnica sendo preparada e ao mesmo tempo a parte de prática e ensino boa parte já está concluída que é o campo onde a pessoa vai atuar - o bloco cirúrgico , a emergência... já existem - mas ainda temos a necessidade de espaço para formação, a sala de aula, o laboratório... mas já está em andamento e nós vamos dar celeridade... nós teremos um movimento, imagino, inicialmente começando com um grupo de mais ou menos até 80 alunos, os da medicina mais os da residência Multiprofissional... chegando no final dos seis anos vocês imagem o movimento de todo esse povo circulando nessa casa e convivendo com a nossa região, nossa comunidade...é um momento novo, mas muito importante pois já sairão com a formação de cuidado centrado nas pessoas, e com a qualidade daquilo que nós zelamos para fazer saúde com Educação, pois, a Educação faz parte da Saúde!”

  Fotos: Encontro de comunicadores na ação Recebendo a Imprensa, idealizada por Everson Dornelles e Nice Richter, com apoio de um seleto grupo de comunidades de vários veículos da Região de Santa Rosa.

 

 Conteúdo na íntegra da Coletiva de Imprensa Hospital Vida & Saúde no link:

 https://www.youtube.com/watch?v=ypuVaA9x1f4&t=2466s

 

COMENTÁRIOS