Voo de brasileiro para o espaço é adiado após revisão da nave; não há nova data
19/05/2022 10:37 em Tecnologia

Blue Origin anunciou que a próxima viagem espacial da empresa, inicialmente prevista para a manhã desta sexta-feira (20), foi adiada após um revisão na nave. Não há nova data para o voo.

A empresa de turismo espacial do bilionário Jeff Bezos levaria o engenheiro mineiro Victor Correa Hespanha entre os tripulantes, que pode se tornar o 2º brasileiro a realizar uma viagem ao espaço.

 

De acordo com a Blue Origin, durante as últimas revisões do foguete New Shepard foi observado que um dos “sistemas de backup” não estava “atendendo às expectativas de desempenho”.

“Com muita cautela, adiaremos o lançamento do NS-21 originalmente programado para esta sexta-feira. Fique ligado para mais atualizações”, escreveu a empresa em comunicado, sem explicitar uma nova data para o lançamento.

O voo NS-21

A empresa Blue Origin divulgou, no dia 13 de maio, a próxima viagem espacial da nave New Shepard. A previsão era de que seis tripulantes iriam até a borda do espaço no dia 20 de maio, incluindo o engenheiro mineiro Victor Correa Hespanha, que pode se tornar o 2º brasileiro a realizar uma viagem espacial.

A empresa divulgou também o emblema oficial da viagem, que conta com elementos vindos de cada um dos tripulantes. No caso de Hespanha, o formato de um diamante com um círculo representa “a bandeira do Brasil em homenagem às origens de Victor Hespanha”, declarou a empresa.

 

Victor foi sorteado após investir no Gen-1, ativo da Crypto Space Agency.

Em nota, o engenheiro afirmou que esta foi a primeira vez que ele investiu em criptomoedas e em NFTs. “Comprei pensando no potencial de valorização, nunca imaginei que seria sorteado. Estou realizando um sonho de criança por meio de um NFT, a ficha ainda está caindo”, declarou.

A Crypto Space Agency afirmou, em nota, que “disponibilizou 5.555 Gen-1 no mercado e prevê mais voos espaciais”.

O voo será o quinto tripulado do New Shepard, foguete da Blue Origin, e contará com mais cinco tripulantes além de Victor: o americano Evan Dick, que já integrou missão da New Shepard em dezembro de 2021; Katya Echazarreta, que se tornará a primeira mulher mexicana a ir para o espaço; Hamish Harding, empresário e piloto de aviões comerciais; e Jaison Robinson e Victor Vescovo, dois investidores.

“Não venderia o ticket sorteado”

 

Victor disse que está vivendo um sonho. “Eu estou muito feliz, vivendo um sonho. É um sonho de infância. Todo brasileiro sonha em ser jogador de futebol ou ser astronauta e eu estou realizando o sonho de ir ao espaço”, afirmou.

Questionado se ele venderia o ticket caso haja alguma proposta, Victor disse: “sonho não se vende. Eu estou representando o sonho de mais de 200 milhões de brasileiros e outras pessoas no mundo”.

 

O engenheiro sucederá o ex-ministro Marcos Pontes, do Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovações, que esteve na Espação Espacial Internacional em 2006.

Fonte: CNN Brasil

COMENTÁRIOS