Buraco negro fotografado não oferece riscos ao planeta Terra, diz astrônoma
23/05/2022 09:18 em Tecnologia

Em entrevista à CNN, a astrônoma Catarina Aydar afirmou que o buraco negro registrado pelo consórcio internacional Event Horizon Telescope (EHT) não representa riscos ao planeta Terra, ainda que ele também se encontre na Via Láctea.

“Ele é o mais próximo de nós, mas mesmo assim ele está bem longe. Não é um risco para a gente que está aqui na Terra. A Terra não é diretamente influenciada por ele, mas, ao mesmo tempo, ele é o que está mais próximo para a gente fazer observação”, afirmou.

A imagem do chamado Sagitário A*, ou Sgr A*, captura a luz desviada pela forte gravidade do buraco negro, que é 4 milhões de vezes mais massivo que o Sol.

“Esse buraco negro, na verdade, está muito longe. Então, por mais que ele seja muito potente, tenha uma energia gravitacional muito forte, ele só vai influenciar as coisas que estão bem pertinho dele”, explicou.

 

Segundo a especialista, uma série de mistérios envolve os buracos negros, principalmente porque as características naturais desses objetos impedem que qualquer coisa que adentre possa sair, inclusive a luz. Agora, um dos grandes mistérios que os cientistas tentam resolver “é como que esses buracos negros que ficam no centro das galáxias se formaram”.

Fonte: CNN Brasil

COMENTÁRIOS