Telescópio James Webb registra nova imagem dos famosos “Pilares da Criação”
20/10/2022 09:30 em Tecnologia

Nasa divulgou nessa quarta-feira (19) uma nova imagem dos famosos “Pilares da Criação”, estrutura localizada no coração do aglomerado estelar Nebulosa da Águia – a 6.500 anos-luz de distância da terra.

A imagem de tirar o folego foi capturada pelo supertelescópio James Webb, principal observatório de ciência espacial do mundo, lançado em dezembro de 2021.

 

A foto mostra com detalhes as estruturas semelhantes a pilares que são, na verdade, colunas de gás hidrogênio interestelar e poeira que também servem de berço para a formação de novas estrelas.

Os Pilares da Criação ficaram famosos em 1995, quando foram registrados pelo telescópico espacial Hubble pela primeira vez. Em 2014, a paisagem foi revisitada e estudada por diversos observatórios.

“Cada instrumento avançado oferece aos pesquisadores novos detalhes sobre essa região, que está praticamente transbordando de estrelas”, afirma o comunicado a agência espacial americana.

O clique do supertelescópio mostra pequenos pontos vermelho brilhantes, que segundo a NASA são jovens estrelas com “apenas algumas centenas de milhares de anos.”

Telescópio James Webb registra nova imagem dos famosos "Pilares da Criação"
Telescópio James Webb registra nova imagem dos famosos “Pilares da Criação” / NASA, ESA, CSA, STScI; Joseph DePasquale (STScI), Anton M. Koekemoer (STScI), Alyssa Pagan (STScI)

As imagens ajudarão os pesquisadores a reformular seus modelos de formação de estrelas, identificando contagens muito mais precisas de estrelas recém-formadas, juntamente com as quantidades de gás e poeira na região.

Com o tempo, eles começarão a construir uma compreensão mais clara de como as estrelas se formam e saem dessas nuvens empoeiradas ao longo de milhões de anos.

Fonte: CNN Brasil

COMENTÁRIOS