Nave da Nasa captura imagem do rosto de um urso em Marte
31/01/2023 09:19 em Tecnologia

Quando uma nave da Nasa virou sua câmera para a superfície de Marte, foi possível observar o rosto de um urso.

Uma câmera a bordo do Mars Reconnaissance Orbiter, chamada de High Resolution Imaging Experiment (HiRISE), capturou uma imagem da incomum característica geológica em dezembro.

 

Um padrão de fratura circular na superfície marciana molda a cabeça, enquanto duas crateras se assemelham a olhos. Uma estrutura de colapso em forma de V cria a ilusão do nariz de um urso.

A fratura circular pode ser explicada devido ao assentamento de um depósito no topo de uma cratera de impacto enterrada, que foi preenchida com lava ou lama. A característica semelhante a um nariz é possivelmente uma abertura vulcânica ou uma abertura de lama.

A Universidade do Arizona, que desenvolveu a câmera com a Ball Aerospace, compartilhou a imagem em 25 de janeiro.

A foto lembra outro “rosto” celestial vislumbrado por um observatório espacial da Nasa em outubro de 2022, quando o sol parecia sorrir devido a manchas escuras chamadas buracos coronais.

 

A câmera HiRISE tem feito imagens de Marte desde 2006, quando o Mars Reconnaissance Orbiter começou a orbitar o planeta vermelho. A câmera foi projetada para capturar imagens detalhadas da superfície marciana, incluindo recursos tão pequenos quanto 3 pés (equivalente a um metro).

A nave da Nasa orbita Marte a cada 112 minutos, voando de cerca de 255 quilômetros acima do polo sul para 320 quilômetros sobre o polo norte.

A espaçonave e seu conjunto de instrumentos ajudam os cientistas da Nasa a estudar a atmosfera marciana, o tempo e o clima, e como eles mudam com o tempo, em busca de evidências de água, gelo e terreno complexo.

Fonte: CNN Brasil

COMENTÁRIOS