Quando uma nave da Nasa virou sua câmera para a superfície de Marte, foi possível observar o rosto de um urso.
Uma câmera a bordo do Mars Reconnaissance Orbiter, chamada de High Resolution Imaging Experiment (HiRISE), capturou uma imagem da incomum característica geológica em dezembro.
Um padrão de fratura circular na superfície marciana molda a cabeça, enquanto duas crateras se assemelham a olhos. Uma estrutura de colapso em forma de V cria a ilusão do nariz de um urso.
A fratura circular pode ser explicada devido ao assentamento de um depósito no topo de uma cratera de impacto enterrada, que foi preenchida com lava ou lama. A característica semelhante a um nariz é possivelmente uma abertura vulcânica ou uma abertura de lama.
A Universidade do Arizona, que desenvolveu a câmera com a Ball Aerospace, compartilhou a imagem em 25 de janeiro.
A foto lembra outro “rosto” celestial vislumbrado por um observatório espacial da Nasa em outubro de 2022, quando o sol parecia sorrir devido a manchas escuras chamadas buracos coronais.
A câmera HiRISE tem feito imagens de Marte desde 2006, quando o Mars Reconnaissance Orbiter começou a orbitar o planeta vermelho. A câmera foi projetada para capturar imagens detalhadas da superfície marciana, incluindo recursos tão pequenos quanto 3 pés (equivalente a um metro).
A nave da Nasa orbita Marte a cada 112 minutos, voando de cerca de 255 quilômetros acima do polo sul para 320 quilômetros sobre o polo norte.
A espaçonave e seu conjunto de instrumentos ajudam os cientistas da Nasa a estudar a atmosfera marciana, o tempo e o clima, e como eles mudam com o tempo, em busca de evidências de água, gelo e terreno complexo.
Fonte: CNN Brasil