Como eram os maiores e mais rápidos dinossauros do Brasil?
01/02/2023 10:20 em Tecnologia

Quem acompanha a franquia Jurassic Park já conhece algumas espécies famosas de dinossauros, como o Tiranossauro Rex e o Velociraptor. São animais que se destacavam por seu tamanho, força ou velocidade.

Mas o Brasil não fica para trás quando se trata desses seres impressionantes: aqui também viveram dinossauros enormes, com até 25 metros de comprimento, além de espécies capazes de correr na velocidade de um carro.

Ilustração do Austroposeidon, considerado um dos maiores dinossauros que já viveu no BrasilIlustração do Austroposeidon, considerado um dos maiores dinossauros que já viveu no BrasilFonte:  Júlio Lacerda/Luiz Eduardo Anelli 

Quais foram os maiores dinossauros do Brasil?

Dinossauros habitaram o país entre 233 milhões e 66 milhões de anos atrás, conforme explica Luiz Eduardo Anelli, professor do Instituto de Geociências e diretor da Estação Ciência da USP (Universidade de São Paulo).

Anelli diz que o Brasil tem registros tanto das espécies mais antigas quanto das mais recentes. Fósseis de 54 dinossauros diferentes foram encontrados aqui, espalhados pelo território brasileiro.

Alexander Kellner, diretor do Museu Nacional da UFRJ, afirma que geralmente os herbívoros costumavam ser maiores do que os carnívoros. O tamanho era um benefício adquirido pela seleção natural que ajudava na sua sobrevivência, por afastar possíveis predadores.

“A vantagem do tamanho é que diminui a quantidade de predadores, o que é uma das explicações de porque alguns dinossauros eram tão grandes. É a seleção natural: animais de grande porte não eram caçados facilmente, então se perpetuavam e embutiam essa característica nas gerações futuras”, diz Kellner.

Fósseis de dinossauros foram encontrados em diferentes regiões do BrasilFósseis de dinossauros foram encontrados em diferentes regiões do BrasilFonte:  Shutterstock 

Considerado um dos maiores dinossauros que existiu no Brasil, o Austroposeidon magnificus teve entre 22 e 25 metros de comprimento. Seus fósseis foram achados em 2016, no estado de São Paulo.

O animal foi um herbívoro do grupo dos titanossauros, que reúne dinossauros com pescoço e cauda compridos, corpo largo e cabeça pequena.

Outra espécie brasileira do mesmo agrupamento é o Uberabatitan ribeiroi. Seu nome homenageia a cidade de Uberaba (MG), onde o fóssil foi encontrado em 2004.

Com um comprimento que pode ter superado os 15 metros, o Uberabatitan foi mais um herbívoro gigante. Segundo Anelli, estimativas mais recentes apontam que o animal teria chegado aos 27 metros, o que o colocaria como o maior já encontrado no país.

Embora os dinossauros com dieta baseada em plantas se destacassem em termos de tamanho, o Brasil também foi casa de grandes carnívoros. O maior deles foi o Oxalaia quilombensis, que tinha entre 12 e 14 metros. Descoberto no estado do Maranhão, o animal habitou o país há cerca de 70 milhões de anos.

Kellner afirma que os dinossauros de maior porte provavelmente foram também os mais fortes por terem mais massa muscular. Assim, o Austroposeidon e o Uberabatitan figuravam no topo da lista.

O Uberabatitan, herbívoro encontrado na cidade de Uberaba (MG), pode ter chegado aos 27 metros de comprimentoO Uberabatitan, herbívoro encontrado na cidade de Uberaba (MG), pode ter chegado aos 27 metros de comprimentoFonte:  Júlio Lacerda/Luiz Eduardo Anelli 

No entanto, ainda é difícil determinar a força dos animais. De acordo com Anelli, os cientistas identificam essa característica a partir de marcas nos fósseis, já que um corpo musculoso deixa cicatrizes grossas nos ossos. Reconstruindo a musculatura, é possível compreender mais sobre seus traços.

O comportamento dos dinossauros é outro indicativo que ajuda a avaliar seus atributos. A estimativa dos cientistas é de que os animais carnívoros eram os mais velozes, já que a rapidez era um elemento importante para capturar a presa.

Anelli diz que os dinossauros caçadores tinham braços e pernas mais curtos e postura bípede. Eles corriam na horizontal, com a cabeça abaixada e o rabo esticado para manter o equilíbrio, e podiam chegar a 50 km/h de velocidade.

O Pycnonemossauro é considerado um dos dinossauros mais rápidos dentre os que habitaram o Brasil, com um comprimento que podia chegar a 9 metros. Seus fósseis foram achados no Mato Grosso, onde viveu há cerca de 70 milhões de anos. Como carnívoro, a velocidade o ajudava a caçar presas com mais eficiência.

Outro carnívoro veloz que viveu em terras brasileiras foi o Santanaraptor, descoberto no Ceará em rochas de aproximadamente 100 milhões de anos. O animal tinha porte pequeno, com cerca de 1,68 metro de comprimento.

Fora os hábitos alimentares, que podem ser identificados pelo formato dos dentes, os especialistas afirmam que é difícil estimar qual era o comportamento dos dinossauros.

De acordo com Luiz Eduardo Anelli, os caçadores provavelmente eram solitários e se reuniam apenas durante as caçadas ou na época de reprodução, semelhante ao que é observado hoje em animais predadores, como os leões. Já os dinossauros pescoçudos formavam manadas, assim como os elefantes, e construíam ninhos em conjunto.

“Era uma vida muito próxima da dos animais de hoje. Os dinossauros cuidavam dos filhotes, se divertiam, descansavam. Eles não viviam se devorando, como vemos nos filmes”, afirma.

Fonte: TecMundo

COMENTÁRIOS