A mineradora Vale informou, no início da manhã desta quarta-feira (29), em nota, que todos os 39 trabalhadores que estavam presos na mina subterrânea Totten, em Sudbury, em Ontário, no Canadá, foram retirados do local e já estão em superfície.
Segundo a companhia, o resgate foi concluído de forma segura e todos passam bem.
No domingo (26), 39 funcionários da mineradora ficaram presos de 900 a 1.200 metros de profundidade na mina após uma pá escavadeira ter se desprendido, bloqueando um acesso e tornando indisponível o meio de transporte dos empregados — um elevador.
Segundo a Vale, os empregados estavam na mina no momento do incidente e imediatamente dirigiram-se às estações de refúgio como parte do procedimento padrão.
De acordo com a empresa, os trabalhadores saíram da mina por um sistema de escada de saída secundária, por causa de danos na saída primária.
“Trazer nossos 39 empregados seguros e saudáveis para casa era nossa principal prioridade e estamos felizes que nosso plano de emergência funcionou para conseguirmos esse resultado. Todos estão seguros agora e merecem nosso profundo respeito pela perseverança”, disse o presidente da Vale, Eduardo Bartolomeo, após um encontro com os trabalhadores empregados e a equipe de resgate.
Em nota, a empresa afirmou que uma investigação será feita para apurar o acidente, “para que a empresa possa aprender com o incidente e tomar medidas para garantir que isso nunca aconteça novamente”.
Fonte: CNN Brasil