Desemprego cai a 11,2% no trimestre até janeiro, menor taxa para o período desde 2016
18/03/2022 09:26 em Business

A taxa de desemprego no Brasil ficou em 11,2% no trimestre encerrado em janeiro, informou o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) nesta sexta-feira (18), na Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (Pnad Contínua).

O número é o menor para o período desde 2016, e fica 0,9 ponto percentual abaixo da taxa registrada no trimestre anterior, encerrado em outubro.

 

O mercado esperava que a taxa ficasse em 11,4%.

Apesar do recuo, há 12 milhões de pessoas procurando emprego no mercado de trabalho brasileiro. Esse montante é 6,6% menor que o registrado no trimestre até outubro, o que representa 858 mil pessoas a menos sem colocação.

Em relação ao mesmo período do ano anterior, a queda é de 18,3%, representando 2,7 milhões de pessoas a menos em busca de trabalho.

O grupo de ocupados, por sua vez, teve alta de 1,6% de um trimestre para o outro, para 95,4 milhões de pessoas.

/ IBGE

O IBGE destaca o setor de comércio como o principal destaque positivo para a queda do desemprego.

“A expansão do comércio indica a manutenção da tendência de crescimento dessa atividade, principalmente, a partir do 2º semestre de 2021. No trimestre atual, a população ocupada no Comércio, reparação de veículos automotores e motocicletas (18,4 milhões de pessoas) já supera a registrada no período pré-pandemia (trimestre móvel de dez-jan-fev de 2020) ”, diz a coordenadora de trabalho e rendimento do instituto, Adriana Beringuy.

Serviços também tiveram avanço no trimestre, com exceção dos segmentos de transporte, correio e armazenagem e do setor dos serviços domésticos, destaca o estudo.

*Em atualização

COMENTÁRIOS