Os herdeiros do trono britânico, o príncipe Charles e o príncipe William, ocuparam o centro do palco na abertura do Parlamento nesta terça-feira (10), substituindo a rainha Elizabeth, de 96 anos, que perdeu o grande evento pela primeira vez em quase seis décadas.
Charles, que havia participado da abertura do parlamento ao lado de sua mãe nos últimos anos, começou a ler cada projeto dizendo: “O governo de sua majestade…”.
A Abertura Estadual do Parlamento é um evento de grande pompa e pompa que tradicionalmente vê a rainha viajando para a assembleia em uma carruagem do Estado, escoltada por soldados montados em uniforme cerimonial, enquanto a Coroa Imperial do Estado e outras insígnias viajam à frente.
A monarca veste o Manto de Estado antes de liderar uma procissão até a câmara alta da Câmara dos Lordes, onde se senta em um trono e abre formalmente uma nova sessão do parlamento, lendo um discurso escrito pelo governo descrevendo seus planos legislativos.
A rainha perdeu a ocasião apenas duas vezes durante seu reinado de 70 anos — em 1959 e 1963, quando estava grávida dos filhos Andrew e Edward.
Elizabeth II, que perdeu vários compromissos públicos desde que foi hospitalizada por uma noite em outubro passado por uma doença não especificada, teve que emitir uma ‘Cartas Patente’ para autorizar Charles e William a desempenhar seu papel no evento constitucional.