O furacão Ian, de categoria 3, atingiu o oeste de Cuba, nesta terça-feira (27), conforme informou o Centro Nacional de Furacões (NHC, na sigla em inglês) dos Estados Unidos.
O furacão está a cerca de 25 quilômetros ao sul da cidade de Pinar Del Rio Cuba, com ventos máximos sustentados de 205 quilômetros por hora.
Os meteorologistas comunicaram que, uma vez que Ian deixe o oeste de Cuba, a tempestade pode atingir o norte de Tampa Bay no início da sexta-feira (30) ou virar para noroeste em direção a Panhandle, na Flórida, nos Estados Unidos.
O governo de Joe Biden declarou uma emergência de saúde pública para o estado nesta segunda-feira e disse que está trabalhando com autoridades locais para fornecer apoio.
Tanto Cuba como a Flórida têm visto nos últimos anos furacões mais úmidos, ventosos e mais intensos, que alguns especialistas atribuem às mudanças climáticas.
Também há evidências de que as mudanças climáticas estão fazendo com que as tempestades viajem mais lentamente, despejando mais água em um só lugar.
Fonte: CNN Brasil