O Vaticano informou, na manhã desta quarta-feira (28), que a o papa emérito Bento XVI, de 95 anos, teve uma piora súbita de saúde nas últimas horas.
Foi informado ainda que a condição de Bento 16 está “sob controle” e ele está recebendo cuidados médicos constantemente.
Além disso, na manhã desta quarta, o papa Francisco fez uma visita a seu antecessor e disse que ele está “muito doente”.
“Gostaria de pedir a todos vocês uma oração especial pelo papa emérito Bento XVI”, disse Francisco em um anúncio surpresa em italiano no final de sua audiência geral semanal.
“Lembremo-nos dele. Ele está muito doente, pedindo ao Senhor que o console e sustente neste testemunho de amor pela Igreja até o fim”, disse Francisco, em italiano.
Telefonemas da Reuters para a residência do papa emérito no Vaticano não foram atendidos.
Até algumas semanas atrás, aqueles que viram Bento XVI disseram que seu corpo estava muito frágil, mas sua mente ainda estava afiada.
Uma das últimas fotografias conhecidas de Bento XVI foi tirada em 1º de dezembro, quando ele se encontrou com os vencedores de um prêmio para teólogos com seu nome. Ele estava sentado e parecia excepcionalmente fraco.
Desde sua renúncia, Bento XVI vive em um antigo convento dentro dos jardins do Vaticano, com seu secretário, o arcebispo Georg Ganswein, e alguns outros auxiliares e equipe médica.
Bento XVI anunciou sua intenção de renunciar em 11 de fevereiro de 2013, chocando uma reunião de cardeais. Ele disse que não tinha mais força física e mental para administrar a Igreja.
Ele renunciou formalmente em 28 de fevereiro daquele ano, mudando-se temporariamente para a residência papal de verão ao sul de Roma, enquanto cardeais de todo o mundo vinham a Roma para escolher seu sucessor.
Francisco, o primeiro papa da América Latina, foi eleito para sucedê-lo em 13 de março de 2013.
Embora Francisco sempre tenha elogiado o antigo papa, dizendo que era como ter um avô em uma casa, a presença de dois homens vestidos de branco no Vaticano às vezes era problemática.
Os conservadores olharam para o ex-papa como seu porta-estandarte e alguns ultratradicionalistas até se recusaram a reconhecer Francisco como um pontífice legítimo.
Bento, o primeiro papa alemão em 1.000 anos, foi eleito em 19 de abril de 2005 para suceder o amplamente popular papa João Paulo II, que reinou por 27 anos.
Os cardeais o escolheram entre eles em busca de continuidade e do que se chamou de “um par de mãos seguras”.
Por quase 25 anos, como cardeal Joseph Ratzinger, ele foi o poderoso chefe do escritório doutrinário do Vaticano , então conhecido como Congregação para a Doutrina da Fé (CDF).
Fonte: CNN Brasil