Chega a 205 número de municípios gaúchos que relataram perdas em função da estiagem
27/01/2023 09:31 em Rural

Chegou a 205, na manhã desta sexta-feira, o total de cidades gaúchas que já notificaram perdas em razão da estiagem, desde o início de dezembro. Dessas, 172 já tiveram o decreto recebido pela Defesa Civil estadual, sendo que 91 já contam com decreto homologado pelo governo gaúcho e 53 com situação reconhecida pela União.

Rios

Mesmo com a chuva que atingiu diversas regiões do Estado nessa quinta-feira, o nível das réguas de medição dos principais cursos d’água segue preocupando. Em Gravataí, na lâmina na estação Balneário Passo das Canoas, mantida pela Secretaria Estadual de Meio Ambiente e Infraestrutura (Sema), e em Alvorada, na Estação de Tratamento de Água (ETA) da Corsan, os níveis aumentaram de ontem para hoje, passando de 91cm para 94cm e 109cm para 113cm, respectivamente. Antes deste viés de alta, os níveis estavam diminuindo, em média, um centímetro a cada quatro horas, nessa quinta.

Em Porto Alegre, a régua da Sema no Cais Mauá, no Centro Histórico, marca 40cm, dois a mais de que ontem a tarde. De acordo com o Departamento Municipal de Água e Esgotos (Dmae), o nível normal é de 80 centímetros para manter o abastecimento a pleno da Capital.

Já o rio dos Sinos, no Centro de São Leopoldo, a régua da Agência Nacional de Águas (ANA) permaneceu estável nas últimas 24 horas, com 52cm – menor nível desde a tarde do último sábado.

Fonte: Rádio Guaíba

COMENTÁRIOS