Pressão para Biden quebrar o silêncio sobre objetos voadores abatidos cresce
13/02/2023 09:55 em Internacional

Três objetos não identificados no espaço aéreo norte-americano foram abatidos pelos militares dos EUA no período de três dias, no último fim de semana, sob ordem do presidente Joe Biden.

Porém, enquanto os americanos se deparavam com uma série extraordinária de manchetes sobre essas missões, o presidente não ofereceu nenhuma explicação – ou garantia – ao público.

 

Casa Branca começa a semana enfrentando uma série de perguntas sobre os objetos abatidos por caças americanos nos últimos dias: no domingo (12), sobre o lago Huron; no sábado (11), no norte do Canadá, e na sexta-feira (10), no Alasca.

Esses três incidentes ocorreram poucos dias depois que os militares dos EUA derrubaram um suposto balão de vigilância chinês na costa da Carolina do Sul.

Até a noite de domingo, não havia nenhuma indicação da Casa Branca de que Biden planejava se dirigir à nação sobre os acontecimentos – silêncio que começou a preocupar até mesmo aliados do presidente, segundo várias fontes.

Uma pessoa familiarizada com as deliberações do governo disse que, desde o fim de semana, as autoridades americanas ainda estavam tentando entender exatamente o que são esses objetos, incluindo seu país ou países de origem, e se eles representam uma preocupação séria.

Haveria um risco considerável para Biden, observou essa pessoa, se ele se posicionasse na frente das câmeras para fazer um discurso antes que ele e seus principais funcionários tivessem uma compreensão melhor do que fazer com os objetos que foram abatidos.

Ainda assim, a pressão de alguns está aumentando para que o presidente faça exatamente isso.

Um congressista democrata, falando em segundo plano para oferecer uma avaliação franca, disse à CNN no domingo à noite que o silêncio de Biden foi “estranho” – principalmente porque “as pessoas estão assustadas”.

O legislador observou que o público americano notavelmente ouviu mais do líder da maioria no Senado, Chuck Schumer, no fim de semana do que do próprio presidente.

Schumer disse à ABC News que – com base em um briefing que recebeu do conselheiro de segurança nacional da Casa Branca, Jake Sullivan – o objeto abatido sobre o Canadá provavelmente era outro balão, assim como o objeto de alta altitude derrubado sobre o Alasca na sexta-feira.

O senador Michael Bennet, um democrata do Colorado que é membro do Comitê de Inteligência do Senado, disse em um comunicado que está ansioso para ouvir mais do governo sobre a situação.

“O povo americano merece respostas oportunas sobre os objetos derrubados sobre o Lago Huron, Alasca e Canadá neste fim de semana”, disse Bennet.

“Precisamos entender a natureza da ameaça à nossa segurança nacional. Como membro do Comitê de Inteligência do Senado, espero ser informado sobre esses incidentes no início desta semana.”

A última vez que Biden abordou diretamente qualquer um dos objetos recentemente derrubados foi na sexta-feira, quando respondeu a uma pergunta sobre a operação para abater um objeto de grande altitude sobre o Alasca, dizendo: “Foi um sucesso".

Os assessores de Biden acreditam que fazer comentários sobre os objetos sem uma imagem completa do que eles são pode causar mais preocupação, disse outra pessoa familiarizada com o assunto. Biden tem estado profundamente envolvido nos bastidores, ordenando pessoalmente que cada um dos objetos seja abatido.

Mas sua equipe alertou contra um discurso público até que pelo menos algumas informações preliminares sejam obtidas sobre os objetos.

 

A agenda pública do presidente na segunda-feira está vazia, e espera-se que ele receba atualizações regulares sobre o que as autoridades estão aprendendo sobre os objetos enquanto analisam os destroços recolhidos após os tiroteios.

Fonte: CNN Brasil

COMENTÁRIOS