O que aconteceu em Ohio, nos EUA, e quão perigoso é o derramamento de produtos químicos
15/02/2023 14:14 em Internacional

Nos Estados Unidos, a qualidade do ar ainda está sendo avaliada na cidade de East Palestine, em Ohio, depois que um trem que transportava materiais tóxicos descarrilou em 3 de fevereiro.

Desde quarta-feira, a população evacuada já pode regressar às suas casas, mas a fiscalização nas casas continua.

 

O que aconteceu em Ohio?

Vários vagões de um trem que transportava materiais voláteis e produtos tóxicos explodiram em 3 de fevereiro, quando o veículo descarrilou em East Palestine, uma pequena cidade de cerca de 5.000 habitantes em Ohio, perto da fronteira com a Pensilvânia.

Imagens do incidente mostram que o comboio de mais de 100 vagões, operado pela empresa Norfolk Southern, já estava com problemas. Um vídeo capturou faíscas sob alguns dos vagões, cerca de 35 quilômetros antes de chegar ao local onde ocorreu o descarrilamento. Segundo as autoridades, o trem teve um problema mecânico nos eixos.

O que o trem estava carregando?

Dos cem vagões que transportavam mercadorias, cerca de 20 transportavam materiais perigosos, incluindo cloreto de vinila.

Esta é uma substância perigosa? De acordo com o Departamento de Saúde de Ohio, inalar altos níveis de cloreto de vinila pode causar inconsciência ou até morte se a pessoa não estiver em uma área ventilada.

O cloreto de vinila é um produto químico sintético usado principalmente na fabricação de PVC, um tipo de plástico usado na construção de painéis isolantes, pisos, janelas ou, por exemplo, no seu cartão de crédito.

É um bom isolante, mas altamente inflamável e tem sido associado a riscos de câncer no fígado, cérebro, pulmões ou sangue. De fato, um dos problemas é que pode contaminar as fontes de água.

O que as autoridades estão fazendo?

A Agência de Segurança no Transporte está investigando o incidente, enquanto a Agência Federal do Meio Ambiente continua avaliando a qualidade do ar e da água.

Mais de 290 casas, escolas e bibliotecas em East Palestine foram inspecionadas até domingo (12), sem vestígios de cloreto de vinila detectados.

No entanto, alguns residentes sentiram dores de cabeça e náuseas. Eles também dizem ter visto peixes e sapos mortos na área.

A forma como um repórter foi removido pela polícia de uma entrevista à imprensa do governador de Ohio sobre o assunto gerou polêmica e uma investigação foi aberta a respeito.

Nesse contexto, não faltaram usuários nas redes sociais que manifestaram a opinião de que informações sobre o caso deveriam estar sendo ocultadas.

Soma-se a isso o fato de que no ano passado a Netflix filmou um filme chamado “White Noise” naquela região e isso parece uma premonição. A produção narra como uma família tenta escapar de uma nuvem tóxica após um acidente de trem.

Ben Ratner, morador de East Palestine, foi um dos figurantes do filme. E agora ele viu como a ficção imita a realidade, já que ele e sua família moram bem na cidade onde ocorreu o descarrilamento.

“Há coisas novas agora que, eu acho, são o problema e serão o problema a longo prazo. Eles dizem que existem 10 produtos químicos, na verdade existem 10 produtos químicos voláteis, mas existem quase 20 produtos químicos no trem. Um dos mais importantes que se perdeu foi o tanque de óleo lubrificante de petróleo. Cada contêiner contém 30.000 galões, e há dois desses contêineres que ainda não foram encontrados, e são 60.000 galões de óleo lubrificante de petróleo que estão sendo derramados em nosso solo local”, disse Ratner.

 

O pai de quatro filhos, que também tem um negócio na cidade, afirma acreditar que mais testes devem ser feitos no solo e na água para avaliar os riscos.

Fonte: CNN Brasil

COMENTÁRIOS